DE CHARLES BUKOWSKI (1920-1994)

Arder na água, afogar-se no fogo. O mais importante é saber atravessar o fogo.

06/04/2009

CHAPADA DIAMANTINA


3 comentários:

  1. Olá querida, que gira o mundo, rssss
    A Chapada Diamantina é um santuário, um altar que deve ser louvado sempre.

    Pena que por trás da colonização tenha havido a ambição da retirada dos diamantes e ouro para serem levadas para fora do Brasil, pois quase nada era feito em favor dessa nova terra e do povo nativo, portanto os legítimos donos de tudo.
    Toda essa riqueza poderia ser aplicada aqui mesmo como recursos para a posteridade e proveito de seus futuros habitantes – essa nova raça que surgiria dando corpo ao que hoje é ser brasileiro.
    Mas hoje tudo isso é nosso e temos o controle dos nossos bens, e de toda grandiosidade numa extensão territorial de 8.511.965 km2, e muitas diversidades.
    Veja bem que o menor estado do Brasil o Sergipe possui uma área de 21.862,60 km².
    O Tocantins abriga a maior ilha fluvial do mundo: a Ilha do Bananal, cercada pelos rios Araguaia e Javaés, num espaço de 20 mil quilômetros quadrados de extensão, (é mole?) considerado um dos santuários ecológicos mais importantes do país, onde convivem os ecossistemas de cerrado e floresta Amazônica.
    Obrigada pela presença no Viart e comentário.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Passeando pelas alamedas coloridas do seu blog, vejo coisas bonitas e muita brasilidade. De quebra, vou aprendendo Geografia e História.
    Um grande abraço para você!

    ResponderExcluir
  3. Como eu gostava de visitar a Chapada Diamantina! Estive quatro meses em Salvador em trabalho e acabei por não conseguir ir até lá. Mas está na minha agenda.
    Gostei de visitar o seu canto e vou voltar.
    Um abração,
    Maria Emilia

    ResponderExcluir