DE CHARLES BUKOWSKI (1920-1994)

Arder na água, afogar-se no fogo. O mais importante é saber atravessar o fogo.

29/05/2009

Aleijadinho (Antonio Francisco da Costa Lisboa - Vila Rica, atual Ouro Preto-MG) - 1730-1814


















5 comentários:

  1. Ah, neste senhor eu já ouvi falar ! :)
    Belas imagens...


    :)

    beijinhos e boa continuação de fds.

    ResponderExcluir
  2. :)
    Ola again !
    Olha, eu não fiz um grande comentário porque não gosto de falar muito sobre algo que eu não tenho muitos conhecimentos... Eu ouvi falar dele ainda pequena...acho que no 4º/5º ano quando tinha Artes Visuais, talvez... E, como se é de compreender, não reti grande coisa sobre o senhor..Ainda, para completar, fui embora do Brasil com 13 anos de idade, e por aqui não é muito fácil encontrar certas personalidades brasileiras...
    Mas ainda sei alguma coisa:
    Antes da sua doença, que lhe atacou as articulações, as suas obras eram marcadas pelo equilíbrio e serenidade. No entanto, já com a doença, começa-se a notar um tom mais expressionista na sua arte...
    Se não me engano, na sua obra encontramos vários estilos do barroco e nas suas estátuas, estilos do clássico-gótico. E, um dos materiais que ele usava constantemente, era a pedra-sabão...
    Para variar, como tantos outros, morreu desvalorizado, pobre e doente.
    E, se não me engano, hoje é tido como o artista plástico mais importante do Barroco mineiro.

    Disse algum absurdo? rsss
    espero que não, se disse, diga-me por favor.

    um beijinho

    ResponderExcluir
  3. Ah...quanto a Oswald de Andrade? Era um poeta né..? dele não sei mesmo nada.


    um beijo

    ResponderExcluir
  4. O teu comentário está sim :)
    Demorei mais para aceitá-lo porque estive a visitar outros blogs.. :) Aliás, não havia motivo nenhum para não o aceitar, não é mesmo?
    Eu acho os teus post's fantásticos, e disse isso desde o inicio porque alimenta a vontade de querer saber sempre mais sobre a cultura deste país que, por vezes, é tão esquecida.

    O pouco que aprendi por aí, já me esqueci...sei o básico de algumas coisas, e vou relembrando outras através da internet. Mas isso não é nada comparado aos livros e indo aos lugares, como eu faço por aqui...Enfim, certamente não faltarão oportunidades.

    Gosto do seu blog porque, através dele, vou aprendendo, lembrando e relembrando algumas coisas. E este post do Aleijadinho, foi um dos post's que me fez puxar pela cabeça para ver se me conseguia recordar de algo.

    Frequento o curso de Línguas Literaturas e Culturas justamente pelo facto de adorar tudo aquilo que tenha a ver com a cultura.
    E este teu espacinho tem tudo a ver.


    beijos**

    ResponderExcluir
  5. Cara amiga,
    Hoje estive a ver com mais atenção o seu blog. As fotos são lindas.
    Quanto a António Francisco da Costa Lisboa, embora a sua história seja pouco confirmada a verdade é que as obras que lhe são imputadas são belissimas. Que bom haver alguém que se lembre de recordar estas pessoas.
    Um grande abraço,
    Maria Emília

    ResponderExcluir