DE CHARLES BUKOWSKI (1920-1994)

Arder na água, afogar-se no fogo. O mais importante é saber atravessar o fogo.

05/06/2009

Arquipélago de Abrolhos - BA

tartaruga-marinha
Rochas de origem vulcânica



Ilha Redonda







Ilha Siriba

Ilha de Sta. Bárbara

O arquipélago de Abrolhos é constituído de 5 ilhas e está localizado no litoral sul da
Bahia, a 72km de Caravelas, cidade que se encontra a 950km de Salvador.
As ilhas encontram-se dispersas numa área de aproximadamente 913km, pertencentes ao Parque de Abrolhos-Parque Nacional Marinho, sob a responsabilidade do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA), com o apoio da Marinha do Brasil, criado em 1983. São elas:
- ilha de Santa Bárbara (onde encontra-se o farol e sob o controle da Marinha)
- ilha Siriba
- ilha Sueste
- ilha Redonda
- ilha Guarita, totalmente fechada para visitas.
O arquipélago abriga uma grande fauna marinha que habita entre dezenove tipos de corais (entre eles o coral em forma de cérebro, só encontrado em Abrolhos) além de
vários tipos de aves, como os atobás rabo-de-palha, e fragatas; abriga também, diversos tipos de lagartos, de aranhas, tartarugas-marinhas, golfinhos, e no inverno, a grande baleia jubarte.
O nome do arquipélago é atribuído ao navegador Américo Vespúcio quando de sua chegada ao Brasil em 1500. Segundo relatos da época, o navegador teria dito "abra os olhos", quando viu os recifes de corais.
Podemos considerar este arquipélago como mais um dos preciosos santuários ecológicos existentes no país, que ainda está preservado. O mesmo já não podemos dizer em relação à região amazônica, que atualmente está sob verdadeiro "fogo cruzado", numa verdadeira disputa entre o Ministério do Meio Ambiente e os "defensores" do agro-negócio e dos grileiros ("indivíduos que procuram apossar-se de terras alheias mediante falsas escrituras de propriedade" - Dicionário Aurélio).
Segundo a senadora Mônica Izaguirre ( partido Democrata), "não podemos dar terra para as laranjas, nós temos que dar terra para os grileiros". Atualmente, esta senadora, juntamente com o deputado Mauro Zanata, da Paraíba, estão com um projeto de lei em votação no senado, com o objetivo de atender os interesses de empresários do agro-negócio e dos pecuaristas.
"Quanto mais conheço os homens, mais admiro as onças!"
(Odorico Paraguassu, personagem do dramaturgo Dias Gomes)




3 comentários:

  1. Olááá!!

    Belíssimas fotos... deu até vontade de estar lá!

    Bjão!

    PS: E o contador, não teve jeito mesmo, hein!?

    ResponderExcluir
  2. Ainda não conseguí; tá lá "arquivado", quem sabe um dia consigo!?

    ResponderExcluir
  3. Olá amigos e amigas. Não percam a oportunidade de conhecer Abrolhos. De julho a novembro há presença de baleias jubarte. Abraços

    ResponderExcluir