DE CHARLES BUKOWSKI (1920-1994)

Arder na água, afogar-se no fogo. O mais importante é saber atravessar o fogo.

29/06/2009

Machu Picchu - PERU


Machu Picchu, que em quéchua, (a língua dos incas), significa "velha montanha", foi construída por volta do século XV e está situada a 2.400m de altitude, no vale do rio Urubamba, no Peru. Restam apenas 30% de sua construção original, apresentando pedras maiores, com pouco espaço entre as rochas. Em sua estrutura arquitetônica podemos encontrar uma área agrícola formada por terraços para armazenamento de alimentos e uma área urbana com destaque para a área sagrada, com templos, praças e mausoléus reais, demonstrando o alto desenvolvimento daquela civilização.



Templo do "Condor"
A disposição dos terraços criados para a gricultura, as casas, os cemitérios, o aproveitamento dos espaços com suas escadarias, seguia um planejamento todo voltado para dar passagem ao deus Sol. Somente em 1911, o antropólogo, historiador e explorador norte-americano Hiram Bingham redescobriu e divulgou para o mundo, a existênciacia de Machu Picchu. Em 1912 voltaria ao local para fazer escavações, abrindo o caminho para outros exploradores nos anos seguintes. Foram feitos mapas e escavações, quando foram encontrados objetos de prata, bronze, cerâmicas, braceletes, brincos, facas e machados.




Templo do Sol

"Intihuatana", relógio e calendário solar dos incas





"Condor", ave símbolo dos peruanos

Machu Picchu em 1911
Machu Picchu foi elevada à categoria de Patrimônio Mundial da Unesco em 1988 e em 2007 foi considerada oficialmente uma das "Sete Maravilhas do Mundo".

4 comentários:

  1. Ainda não estive em Machu Pichu, mas aguardo ansiosamente por essa oportunidade, encantadora cidade arcaica, que ao Sol honrava, preciosa jóia incrustada na cordilheira andina... Ainda andarei por essas paisagens! Minha querida, parabéns pelo seu blog, maravilhoso, recheado de surpresas... E agradecida pelos comentários! Ó, reeditei um post antigo, "Acalanto a um Pescador", que vc havia comentado, aliás, incorporei uma música, também do Nóbrega, com vídeo, igual. Quando tiver um tempinho, dê uma olhada lá! Tudo de bom para você! Tau!

    ResponderExcluir
  2. Verdadeira jóias, tesouros, belíssimas edificações revelando conhecimento matemático, e científico.
    Uma cultura muito importante e a gente não só aprende com as coisas que são descobertas no presente, pois no passado todas essa riquezas vem somar o que sabemos hoje.
    Belíssimas fotos com um texto muito proveitoso.
    Parabéns pela atualização.
    Somos verdadeiras arteiras !!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. yes !! je connais bien le Machu Pichu !! j'y suis allé en 1999 !! j'ai fait étape à Aréquipa puis à Cusco !! j'ai adoré ce pays ! ! buenas tardes !!!

    ResponderExcluir
  4. Desde menina Machu Picchu me encanta, com seus mistérios, sua história, suas lendas. Hoje me impressiona sua arquitetura e engenharia hidráulica e de solo, a drenagem perfeita e o alinhamento das construções baseado em critérios astronômicos, é tudo absolutamente fantástico. Obrigada por ter me levado mais uma vez até lá...
    Beijo.

    ResponderExcluir