DE CHARLES BUKOWSKI (1920-1994)

Arder na água, afogar-se no fogo. O mais importante é saber atravessar o fogo.

21/02/2010

As "Sete Cidades de Pedra" do Piauí....


O Piauí está localizado na região nordeste do Brasil e faz fronteira com os Estados do
Ceará, Bahia, Pernambuco, Maranhão e Tocantins. Como todo o resto do país, era povoado por muitas tribos indígenas, destacando-se a dos Tremembés, que viviam
próximo ao litoral e ao rio Parnaíba. Quase não vemos ou ouvimos falar a respeito
deste Estado e, quando isto acontece, é quase sempre uma abordagem desfavorável
ou até com uma pitada de ironia ou pilhéria. Mesmo acreditando que não se justifica,
tal comportamento, talvez, advenha do fato de o Piauí ser considerado um dos Estados mais pobres de nossa federação. Como se os piauienses fossem os responsáveis por sua pobreza! Mal entendidos à parte, sua população é alegre, afável e hospitaleira; além de possuir uma pequena faixa litorânea com praias em estado quase natural, possui ainda o único delta de rio das Américas(delta do rio Parnaíba) e
sítios arqueológicos como o Parque Nacional da serra da Capivara(a 510km da capital Teresina) e o Parque Nacional de Sete Cidades, entre as cidades de Piripiri e Piracuruca, a 217km de Teresina.
A descoberta oficial das "Sete Cidades de Pedra", como é conhecida, ocorreu em 1886.
Alí foram encontradas várias formações rochosas, conjuntos de monumentos geológicos, que segundo pesquisadores, foram trabalhados pela ação dos ventos e das chuvas, ao longo de milhares de anos (aproximadamente 90 milhões de anos).
As pinturas encontradas nas paredes das rochas, feitas com tinta vermelha, semelhantes a animais, pessoas e objetos, indicam a passagem do homem pré-histórico por aquela região.



"Mão de seis dedos"

"Pedra do camelo"



"Mapa do Brasil"
"Pedra dos Canhões'
Vista panorâmica das "Sete Cidades de Pedra"

Delta do rio Parnaíba

11 comentários:

  1. É sempre assim... dos pobres ninguém se lembra.

    Mas o território deve ser bem bonito.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Lindo!
    Um milagre!Tesouro divino!
    Amei Delta do Rio Paranaíba!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. guauuuu qué imágenes!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Belo trabalho, Cirandeira!
    Já me debrucei por um bom tempo sobre essas relevantes pesquisas que a antropóloga Niéde Guidon impulsionou e lutou muito para que prosseguissem. Adoro o Piauí e vou conhecê-lo um dia.
    Que imagens!!!Bjsss

    ResponderExcluir
  5. Pois é, amiga! A gente denuncia com a intenção de despertar as consciências, mas sabemos que muita gente prefere esconder a sujeira embaixo do tapete e, pior, tentam nos desacreditar e abater o ânimo. Não é fácil, nada fácil. Mas os caminhos espinhosos também têm o seu encanto, não é verdade?
    Esse Piauí que o Brasil não conhece, uma beleza só! Mas tão pobre e sofrido...
    Obrigada por suas palavras!!!Bjsss

    ResponderExcluir
  6. Quanta beleza existe onde a gente menos espera, né?
    Bjooooooo!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Acho fascinantes estas pinturas rupestres e estes monumentos naturais, Cirandeira. Como é bonita esta nossa terra - quem tem esta diversidade que nós temos? Tanto por conhecer, tanto por cuidar... Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Vendendo o peixe... impressionante as riquezas naturais e culturais do Piauí e nem nos damos conta, ou não divulgamos a contento... :(

    ResponderExcluir
  9. Este é um dos lugares do Brasil que eu realmente gostaria de conhecer. Lindo post.

    ResponderExcluir
  10. Vi agora este poema de Mário Benedetti, aqui do seu lado esquerdo, um dos meus poemas prediletos, Cirandeira. Você viu/ouviu, quando postei? http://nydiabonetti.blogspot.com/2009/10/papel-mojado.html

    Beijoos!

    ResponderExcluir
  11. O Piauí, especialmente a periferia de suas cidades, sofre com muitas faltas. Sofre ainda mais o homem entrado na complexidade do sertão. Como sempre insisto: entra governo, sai governo, e as pernas da Saúde e da Educação estão cada vez mais curtas, embora durante as campanhas políticas elas sejam estranhaente alongadas para percorrer todos os caminhos.

    O estado é pródigo em belezas naturais, mas nem o turismo tem conseguido mudar significativamente a situação. Infelizmente, para o turista desinformado, o Piauí é apenas um estado que está na rota de outros, de sua preferência. Em verdade, é pródigo em belezas naturais e tem um povo caloroso, muito hospitaleiro. Merece tanta atenção quanto qualquer outro.

    Lindas, as fotos! Lindos, os tesouros guardados no Piauí.

    Bjs, um bom fim de semana para você também. Inté!

    ResponderExcluir