DE CHARLES BUKOWSKI (1920-1994)

Arder na água, afogar-se no fogo. O mais importante é saber atravessar o fogo.

16/03/2010

Cadeira de Balanço


Caso de Secretária

Foi trombudo para o escritório. Era dia de seu aniversário, e a esposa nem sequer o abraçara, não fizera a mínima alusão à data. As crianças também tinham se esquecido. Então era assim que a família o tratava? Ele que vivia para os seus, que se arrebentava de trabalhar, não merecer um beijo, uma palavra ao menos!
Mas, no escritório, havia flores à sua espera, sobre a mesa. Havia o sorriso e o abraço da secretária, que poderia muito bem ter ignorado o aniversário, e entretanto o lembrara. Era mais do que uma auxiliar, atenta, experimentada e eficiente, pé-de-boi da firma, como até então a considerara; era um coração amigo.
Passada a surpresa, sentiu-se ainda mais borocochô: o carinho da secretária não curava, abria ainda mais a ferida. Pois então uma estranha se lembrava dele com tais requintes, e a mulher e os filhos, nada? Baixou a cabeça, ficou rodando o lápis entre os dedos, sem gosto para viver.
Durante o dia, a secretária redobrou de atenções. Parecia querer consolá-lo, como se medisse toda a sua solidão moral, o seu abandono. Sorria, tinha palavras amáveis, e o ditado da correspondência foi entremeado de suaves brincadeiras da parte dela.
'O senhor vai comemorar em casa ou numa boate?'
Engasgado, confessou-lhe que em parte nenhuma. Fazer anos é uma droga, ninguém gostava dele neste mundo, iria rodar por aí, à noite, solitário, como o lobo da estepe.
'Se o senhor quisesse, podíamos jantar juntos', insinuou ela, discretamente.
E não é que podiam mesmo? Em vez de passar uma noite besta, ressentida - o pessoal
lá em casa pouco está me ligando - teria horas amenas, em companhia de uma mulher que - reparava agora - era bem bonita.
Daí por diante o trabalho foi nervoso, nunca mais que se fechava o escritório. Teve vontade de mandar todos embora, para que todos comemorassem o seu aniversário,
ele principalmente. Conteve-se, no prazer ansioso da espera.
- Onde prefere ir? - perguntou ao saírem.
- Se não se importa, vamos passar primeiro no meu apartamento. Preciso trocar de roupa.
Ótimo, pensou ele; faz-se a inspeção prévia do terreno e, quem sabe?
- Mas antes quero um drinque, para animar - ela retificou. Foram ao drinque, ele recuperou não só a alegria de viver e de fazer anos, como começou a fazê-los pelo avesso, remoçando. Saiu bem mais jovem do bar, e pegou-lhe do braço.
No apartamento, ela apontou-lhe o banheiro e disse-lhe que o usasse sem cerimônia. Dentro de quinze minutos ele poderia entrar no quarto, não precisava bater - e o sorriso dela, dizendo isso, era uma promessa de felicidade.
Ele nem percebeu ao certo se estava se arrumando ou se desarrumando, de tal modo que os quinze minutos se atropelaram, querendo virar quinze segundos, no calor escaldante do banheiro e da situação. Liberto da roupa incômoda, abriu a porta do quarto.
Lá dentro, sua mulher e seus filhos, em coro com a secretária, esperavam-no cantando "Parabéns pra você".

Carlos Drummond de Andrade - Cadeira de Balanço - Poesia e Prosa, Rio de Janeiro, Nova Aguiar, 1988.

6 comentários:

  1. Hahahahah!
    Drummond e a ironia!
    Adorei!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Cirandeira,
    Agradecendo seu comentário sempre lúcido no nosso espaço. O Brasil maltrata muito os seus grandes e bons nomes nas Artes, Ciências, etc. Lamentável! Mas aqui estamos, amiga, fazendo nosso trabalho de formiguinhas, não esmoreçamos.
    Drummond era demais! Poeta, Contista e, acima de tudo, um Ser Humano excepcionalmente Simples. Conheci alguém que tinha contatos diários com ele. Estou protelando um pouco, mas vou falar nisso em breve. Esse conto eu não conhecia, mas diz muito, como diz!

    Amei esse layout com essas juventude africana libertando-se de suas amarras.

    Uma ótima semana, querida!!!Bjsss

    ResponderExcluir
  3. Deliciosamente irônico. Grande Drummond!

    Bjs e inté!

    ResponderExcluir
  4. Oi,linda!
    O novo Layout trouxe mais movimento ao blog.Lindo!
    A imagem eu encontrei na Net,já havia usado na minha coluna o blog do Argônio.
    Esate é o endereço dela: http://static.blogstorage.hi-pi.com/photos/galeriaharrison.arteblog.com.br/images/gd/1237511487/pin-up-impressa-em-grande-formato-na-Designare-Accademia-com-o-artista-plastico-Harrison-Gomez.jpg
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir