DE CHARLES BUKOWSKI (1920-1994)

Arder na água, afogar-se no fogo. O mais importante é saber atravessar o fogo.

25/04/2010

Maragogipinho, onde a arte começa pelos pés!

Situado a 58km de Salvador(BA), o município de Maragogipinho, próximo a Nazaré das Farinhas(a 3hs de Salvador) é um verdadeiro celeiro de artistas da cerâmica. A principal atividade econômica da região consiste no trabalho feito com o barro, produzido de uma forma bem rústica, sem nenhuma tecnologia, com o torno de oleiro movido com os pés, por homens e mulheres; os fornos são à lenha e as ferramentas utilizadas são bem rudimentares. É com elas que modelam, decoram e "queimam" potes, moringas, vasos, pratos, tigelas, esculturas, cuja forma tem nítida influência indígena e portuguesa. Uma boa parte da produção é exposta no período da Semana Santa, na "Feira dos Caxixis", em Nazaré das Farinhas. O "caxixi" é a miniatura de uma peça maior, utilitária ou em forma de animal, destinada a uma atividade lúdica (jogos e brinquedos).
As primeiras olarias ou ateliês, foram criadas a cerca de 300 anos pelos jesuítas, às margens do rio Yaguaripe. De lá para cá o ofício tem passado de pai para filho.
As principais características da cerâmica de Maragogipinho, são a sua cor avermelhada proveniente do óxido de ferro(tauá) existente na argila e a tabatinga, de cor branca, usada em forma líquida para fazer os desenhos nas peças.
"Pietá" (terracota), de Rosalvo Santana










Forno à lenha para "queimar" as cerâmicas


As "oficinas" onde são feitas as cerâmicas

9 comentários:

  1. Amiga, esses ceramistas nordestinos são geniais...
    Você, sempre atenta ao resgate da nossa cultura.
    Essas imagens...sem comentários!
    Boa semana, querida!!!Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Cirandeira, apesar de ser baiana não conheço Maragogipinho - depois destas lindíssimas imagens, porém, vi que preciso reparar rápido essa falha! A Madona e a galinha são deslumbrantes. Que bom ver tanta beleza aqui.

    ResponderExcluir
  3. A feira dos caxixis faz parte da minha infância. Como eu gostava de brincar com as miniaturas! A família de minha mãe é de uma cidade chamada Ubaíra, próxima a Nazaré das Farinhas.
    Planejo ir a Maragojipinho...

    ResponderExcluir
  4. Amiga, tô engolindo muito sapo...tive que "usar" Drummond para desmascarar esses hipócritas. Se quiser detalhes, pode me enviar e-mail.
    Minha avó era rendeira em Alagoas, meu bisavô era artesão...muita gente boa na família, só eu nasci assim, rsrs.
    Obrigada, viu?
    Uma semana maravilhosa!!!Bjsss

    ResponderExcluir
  5. gracias por compartirnos este post.
    un abrazo

    ResponderExcluir
  6. Quase meio dia...que fome!
    Essas imagens e a do forno, tantas lembranças, meu pai fazia bonecos de argila.
    Parabéns, amiga!
    [não consigo dizer mais nada]

    ResponderExcluir
  7. Bonito, a Pietá está lindíssima...
    Kandandu

    ResponderExcluir
  8. OLá!!

    Que beleza este seu post!!! O interessante é que assim como em Maragogipinho, existem tantas outras cidades onde tem estas preciosidades, não só em cerâmica.

    O grande problema de muitos lugares é que hoje em dia nem sempre o pessoal mais novo tem dado continuidade... vejo por aqui, onde numa localidade tradicionalmente conhecida como produtora de peças de cerâmica, hoje são poucos os artistas que estão em atividade. É claro que depende de lugar pra lugar, mas é muito triste ver isso acontecer.

    Bjão!!!

    ResponderExcluir