DE CHARLES BUKOWSKI (1920-1994)

Arder na água, afogar-se no fogo. O mais importante é saber atravessar o fogo.

16/06/2010

África do Sul...


"O Campeonato Mundial é um grande circo. Mas o povo precisa de pão.
Qual será o estado de espírito após o Campeonato Mundial?
É uma coisa estranha. Apesar de haver uma grande excitação acerca do campeonato, experimentamos tremendas dificuldades. Não sou uma desmancha-prazeres, com certeza. O povo precisa de pão e circo, e isto é um grande circo. Deixem-no desfrutar. Mas e o pão?
Será uma coisa boa para a África do Sul? É difícil avaliar qual será o benefício posterior. Tomem-se os estádios - será que realmente precisamos deles? E o que fazer com eles? O dinheiro que está sendo gasto podia proporcionar habitação para muitos que vivem em barracos."



Nadine Gordimer, escritora sul-africana nascida em Johannesburgo(1923- ), com
mais de 30 obras publicadas, entre crônicas e romances, todos abordando a deterioração social que atingiu seu país durante o regime do apartheid. Recebeu o Nobel de Literatura em 1991 e mais recentemente, o Legião de Honra, da França.

Torre de Soweto

Mercado de Soweto



Situado a 24 km de Johannesburgo, foi construída para abrigar(segregar) os negros africanos que até então viviam entre os brancos, mas em áreas designadas pelo governo. Em junho de 1976, há exatos 34 anos, ocorreu em Soweto uma revolta provocada pela determinação do governo de minoria branca: a partir daquela data, os negros estavam obrigados a falar somente o "afrikaner" (uma aglutinação dos idiomas inglês e holandês), e proibidos de falar o inglês (falado pela maioria da população ou outra língua; na África do Sul fala-se pelo menos 15 idiomas. Esse acontecimento provocou a morte de mais de quinhentos negros e Soweto passou a ser o símbolo da luta contra o apartheid, liderado por Nelson Mandela. Em 1961, Mandela foi preso, passando 27 anos na prisão; foi solto em 1992 e em 1994 foi eleito presidente da república.



Soweto, subúrbio de Johannesbourg

Pretória, sede administrativa do governo

Cidade do Cabo, sede do Poder Legislativo


Cabo da Boa Esperança

Montanha da "mesa"

7 comentários:

  1. muy bellas todas esas imágenes, me gustaron.
    un abrazo

    ResponderExcluir
  2. A linda Africa do Sul esta sediando uma copa do mundo,mas quais serão os beneficíos a ela.
    Infelizmente,o que temos constatado é uma falta de consideração por parte da imprensa(minha opinião),na verdade,apenas enfocam os problemas,desorganização,pobreza.Não sei,mas sinto um preconceito velado.
    Lindo post!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Concordo com Carol. Há um preconceito velado, uma vontade muito grande de encontrar os defeitos. Eu estou em estado de Pollyana com a África. Impressionada com a beleza dos lugares e das pessoas. A gente sabe que não é de hoje que o futebol é circo, mas como cantam os Titãs, a gente não quer só comida. E em um mundo que falta e bastante feijão no prato que tenha pelo menos um pouco de gol no peito. Eu preciso de gol no peito. O gol é no coração e não nos olhos. Não me cega, mas me conforta.
    Adorei o post. As imagens estão incríveis. E a do cabeçalho do blog está de rara beleza.

    ResponderExcluir
  4. Meus sinceros parabéns pela postagem. Lembrar a revolta do Soweto e lembrar a accao dos estudantes, estou a lembrar-me de Tsietsi Mashinini. Veja este video: http://www.youtube.com/watch?v=7NS2UYSTVSo&feature=related
    Kandandu!
    Viva a Liberdade!

    ResponderExcluir
  5. Post Scriptum: dedico a postagem de hoje no Cores e Palavras a voce.
    Kandandu!

    ResponderExcluir
  6. É verdade, Carol, a imprensa é mesmo preconceituosa, não acho que o preconceito seja "velado" não:
    é ESCANCARADO. Aliás, uma coisa que me chamou mais atenção é que SÓ TEM UM CANAL DE TV transmitindo a Copa do Mundo!!! Por quê será??
    Por que não podemos escolher um canal pra assistir os jogos? É sempre bom termos o direito e a liberdade de escolher. Ou não?
    Como diz Nadine Gordimer, "o povo precisa de pão e circo. Mas e o pão?" É claro que queremos e MERECEMOS diversão e arte, Bípede, mas com relação ao futebol, existe muita manipulação do poder estabelecido, através dos meior de comunicação. E a população em geral não se apercebe disso.
    Namibiano, muito obrigada pelas palavras gentis.
    Eu apenas tento fazer a minha parte enquanto cidadã. Tento...e acho que ainda estou fazendo muito pouco. Mas de grão em grão...

    ResponderExcluir
  7. E pensar que o Continente Africano é o terceiro
    maior continente da Terra ( o primeiro é o asiático e o segundo é o das Américas), ocupando uma área de 30 milhões de km2; um continente que possui mais de 800 milhões de habitantes, 54 países dos quais 6 são ilhas!
    A África do Sul é rica em minérios, principalmente ouro(o maior exportador do mundo!), manganês, prata, carvão mineral, ferro, cobre, platina, diamante e urânio. E no entanto, 1/4 da população está desempregada, vivendo com menos de U$1,25 por dia, vítima de doenças tropicais e do vírus da AIDS. Ainda assim, é um povo bonito, alegre e de uma riqueza cultural impressionante...!
    E o que sabemos desse povo que é nosso irmão?
    Quase nada...

    ResponderExcluir