DE CHARLES BUKOWSKI (1920-1994)

Arder na água, afogar-se no fogo. O mais importante é saber atravessar o fogo.

11/12/2010

Os Cem Anos de Noel Rosa!





Numa época em que fazer música era "coisa de marginal ou de vagabundo", esse gênio que viveu intensamente seus curtos vinte e seis anos!, deixou-nos verdadeiras pérolas musicais cheias de ironia, irreverência e uma apurada visão crítica da sociedade em que viveu, registrando em suas letras as perseguições policiais aos pobres, negros e desvalidos. O Poeta da Vila, como era chamado, nasceu no Rio de Janeiro no bairro de Vila Isabel, no dia 11 de dezembro de 1910 e faleceu no dia 04 de maio de 1937.
"Um pierrô apaixonado que vivia só cantando, por causa de uma colombina acabou chorando, acabou chorando..." (Pierrô apaixonado)
Noel Rosa teve cinquenta e seis parceiros em suas composições, entre eles Vadico, Ismael Silva, Cartola, Ary Barroso, Ernesto dos Santos, o "Donga", Custódio Mesquita, João de Barro, entre outros. Entre suas composições podemos destacar Com que roupa?, Gago apixonado, Fita amarela, Feitio de oração, Onde está a honestidade?, Últino desejo, As pastorinhas .
Homem da noite, gostava de beber, fumava bastante e teve vários romances. Tinha vinte e dois anos quando se casou com Lindaura, uma garota de 13 anos.
Certo dia ao apresentar-se no palco para interpretar uma música de Erivelto Martins, Noel desmaiou. O médico, após examinar sua radiografia dos pulmões é bem claro: tuberculose. Nenhum dos tratamentos que fez tiveram êxito, porque Noel nunca seguia os conselhos médicos e voltava para a boemia da noite...

"Quando eu morrer não quero choro nem vela/ quero uma fita amarela gravada com o nome dela/ Se existe alma/se há outra encarnação/eu queria que a mulata sapateasse no meu caixão/Não quero flores, nem coroa de espinhos/só quero choro de flauta, violão e cavaquinho
Estou contente, consolado, por saber
que as morenas tão formosas a terra um dia vai comer/Nçao teho herdeiros, não possuo um só vintém/Eu viví devendo a todos, mas não paguei a ninguém/Meus inimigos que hoje falam mal de mim/ vão dizer que nunca viram uma pessoa tão boa assim.
OBS: Aracy de Almeida era a intérprete preferida de Noel Rosa para suas composições.

2 comentários:

  1. Amo tanto noel. Tenho um único disco que não empresto e cuido como se fosse mortal, que ouço como quem escuta a felicidade e a ternura, que cada nota e cada palavra são como afagos nessa minha alma, às vezes, tão demolida.
    beijos.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei curiosíssima pra saber que disco é
    esse!?
    Uma alma "às vezes, tão demolida", é também às
    vezes, renovada, em reconstrução!, não é não?

    beijo :)

    ResponderExcluir