DE CHARLES BUKOWSKI (1920-1994)

Arder na água, afogar-se no fogo. O mais importante é saber atravessar o fogo.

21/02/2011

Navegando pela Antiguidade...

Sarcófago (Museu de Alexandria, Egito)


"Navigare necesse, vivere non necesse" (Navevar é preciso, viver não é preciso). Plutarco, filósofo e prosador da Antiguidade, nasceu em Queroneia, na Beócia, por volta de 40 a 126 d.C., mas adquiriu cidadania romana e passou a chamar-se Lucius Mestrius Plutarchus. Segundo relato seu, Pompeu, o general romano, encontrava-se na África, e após ter abastecido seus navios, ordenou aos capitães que zarpassem. Estes, com medo da tempestade que se aproximava, negaram-se a partir. Plutarco então foi à proa do seu navio e proferiu em latim, para todos: "Navigare necesse, vivere non necesse." A frota de Pompeu chegou a salvo e a frase tornou-se tão famosa que chegou até Fernando Pessoa.
E o que Fernando Pessoa de fato proferiu encontra-se nesse parágrafo:
"Navegadores antigos, tinham uma frase gloriosa: 'Navegar é preciso, viver não é preciso'. Quero para mim o espírito dessa frase, transformada a forma para a casar com o que eu sou: Viver não é necessário; o que é necessário é criar!" (Em Palavras de pórtico, 1960)


Fonte: blog do Guilherme Montana

Um comentário:

  1. Coincidência; ainda há pouco encontrei na contracapa de um caderno meu o nome Bioi Paralleloi, que é justamente o título em grego do Vidas Paralelas de Plutarco.

    Pois é, a frase. Já vi alguns defenderem a idéia (irritante), até numa tese de doutorado, de que o Fernando Pessoa se referia à precisão, exatidão, querendo dizer que navegar é seguro, viver é inseguro. Ora, desde quando se considerava o ato de navegar como seguro? E o próprio Pessoa afirmou o sentido particular que dava à essa frase que remontava à Antiguidade. Em muitos casos o amor à teoria é tanto que leva a sacrificar a verdade.

    Abraço.

    ResponderExcluir