DE CHARLES BUKOWSKI (1920-1994)

Arder na água, afogar-se no fogo. O mais importante é saber atravessar o fogo.

18/04/2011

"O umbigo do mundo" !


Apelidada de "tepita te henua" ou "o umbigo do mundo"!, a Ilha de Páscoa (Rapa Nui, em idioma polinésio), é uma ilha da Polinésia oriental, de origem vulcânica situada no Oceano Pacífico, que pertence ao Chile. Seus primeiros habitantes teriam sido do Taití, há centenas de anos. Segundo alguns historiadores a ilha foi descoberta em 1722, num domingo de páscoa (daí o seu nome), pelo holandês Jakob Roggeveen. Havia então cerca de oito mil habitantes, mas por volta de 1805 navios peruanos aportaram à ilha, aprisionaram a metade da população para vendê-la como escravos para as minas peruanas de guano.

Atualmente a ilha tem como atração turística os moais, esculturas esculpidas em pedras em formas humanas, espalhadas por toda a ilha, e sempre de costas para o mar. São mais de mil estátuas de várias formas e tamanhos. Estima-se que as mais antigas datem do século VIII, com cerca de seis metros de altura e as mais recentes do século XIII, algumas alcançando até doze metros de altura. Quase todas elas foram esculpidas próximo a cratera do vulcão Rano Raraku, de costas para o mar.

Por volta do século XV o culto aos moais foi substituído pelo culto ao "homem-pássaro" ou Tangata Manu. Nesse ritual era homenageado o deus Makemake (durante o inverno), quando nadadores representando os chefes tribais da ilha, íam até a ilhota Matu Nui a 1.600km da costa, para pegar o primeiro ovo da andorinha negra; o vencedor recebia o título de Homem-pássaro e durante todo o ano era o dono absoluto da ilha.

A última cerimônia aconteceu em 1876, quando missionários católicos chegaram à ilha e proibiram(!) o ritual.




ilhota Moto Nui (culto ao homem-pássaro)



3 comentários:

  1. tinha de aparecer uma maldito missão cristã para cortar as asinhas do deus-pássaro e acabar com esse poético sistema de governo...

    abraço

    ResponderExcluir
  2. É um lugar que eu gostaria de conhecer. Eu gostaria de conhecer tantos :)
    beijos

    ResponderExcluir
  3. UN POST SUPER INTERESANTE. GRACIAS POR COMPARTIRLO.
    UN ABRAZO

    ResponderExcluir