DE CHARLES BUKOWSKI (1920-1994)

Arder na água, afogar-se no fogo. O mais importante é saber atravessar o fogo.

12/08/2011

Cuidado com o que você coloca nas 'Redes Sociais'

Corre a boca pequena(!) que o facebook e o twitter estão atraindo cada vez mais os blogueiros, deixando os blogues quase que entregues aos "espíritos virtuais", os substitutos das traças que atacam o papel. Se for apenas isso, ainda poderemos apelar para "tratamentos corretivos", como por exemplo, tentar fazer postagens que despertem um pouco mais de interesse dos seus leitores. Mas não sabemos se se trata penas disso. O fato concreto é que já existem fortes indícios de que o problema é muito mais sério, como mostra o artigo abaixo e cabe a nós blogueiros tomarmos as devidas precauções...



Numa reportagem televisiva com Joaquim López Dóriga (jornalista mexicano) sobre o Facebook, o Hi5, Myspace, Sonico, Netlog, etc , ele alertou para os perigos que essas redes sociais escondem pelo facto de seus usuários darem muitas informações pessoais que muitos criminosos aproveitam tendo como fonte principal o Facebook e o Hi5.
Alguns sequestradores dizem mesmo que entram na rede e vêm os rostos, a casa, os carros, as fotos de viagem e sabem o nível social e económico que têm os seus utilizadores. Um deles declarou que antes investigava muito seus alvos antes de agir junto das vítimas, mas agora com a informação que encontra no Facebook já não se engana e tem o seu trabalho facilitado sobre locais onde as pessoas vivem, para onde viajam, quem são os pais, irmãos e amigos...
Alejandro Marti, (jovem mexicano morto por sequestradores) colocava tudo na sua página de rede social que a familia acaba de fechar depois de dar conta da quantidade de informação potencialmente perigosa que o jovem colocava com alegria (como tanta gente faz hoje em dia), sem suspeitar que estava a dar dicas ao criminoso que o matou.
A conclusão do jornalista entrevistado é de que muita gente se expõe demasiado e não se protege nem a seus filhos e amigos, pois fornecem muita informação pessoal num imenso mundo virtual onde espreitam muitos perigos.
Há ainda outra coisa que muita gente desconhece que é o facto de permanecer tudo na Net mesmo quando os usuários cancelem a sua conta: as fotos e informações permanecem sempre, segundo o Facebook, para o caso de quererem reactivar a sua conta.
De acordo com as 'condições de uso,' os membros não podem obrigar que o Facebook retire dos seus dados tudo o que seus utilizadores colocaram, já que quando se aceitou o contrato virtual concedeu-se ao Facebook o direito de mantê-lo activo sob um status especial de partilha por um período de tempo determinado para permitir que outros usuários possam publicar e observar os comentários sobre a pessoa, mesmo quando esta já não existe nem faz parte de rede social.

12 comentários:

  1. Ci,agora Inês é morta! Já estou lá facebookeada até o último fio de cabelo!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem, amiga,
    que não entendo bem esse FB. Não gosto. Já me arrisco muito no blogger.

    Grato pela postagem.

    Abç fra/terno.

    ResponderExcluir
  3. Também não gosto : nem FB nem de twitter. E tenho a mesma opinião sobre o blogger. Mas tem quem goste
    e pra "cada cabeça a sua sentença" !
    E obrigada pela visita, sempre muita bem-vinda!

    um grande abraço

    ResponderExcluir
  4. É uma pena, mas os blogs estão perdendo espaço para o FB, que eu também adoro, mas que é algo com muito menos conteúdo. Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Terráqueo! Há quanto tempo, não é?
    Isso passa, é onda! Tem espaço pra todo o mundo, até pra quem gosta de Ler e de Escrever :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. O final do seu último comentário é de uma ironia...Rs.

    Estou no Facebook, mas com algum desconforto. A função dele não é mesmo gerar conteúdo, pensava em usá-lo para remeter ao blog, mas o efeito, nesse caso, não é visível. E não vejo sentido algum em por o link do meu Facebook no blog, para quê? Geralmente entro, posto um poema, vejo algumas postagens de amigos (o que faço com mais vantagem no blogger mesmo) e saio sem me demorar.

    Acredita que já vi gente com mais de 3000 amigos? Já pensou?! Maravilha, não é? dá para fundar uma cidade só de amigos... Rs.

    Twitter? Nem pensar...

    Beijo.

    ResponderExcluir
  7. Amigos? Só se for uma comunidade de fantasmas, e pior: fantasmas virtuais, o que acaba sendo um pleonasmo cibernético! :) O "efeito" é exatamente o contrário: todos migram dos blogues
    para o FB ! E não é ironia não, é
    apenas uma triste constatação...!

    beijoss

    ResponderExcluir
  8. Amiga Ci,
    Muitíssimo oportuno esse ALERTA, pode crer.
    Olha, quando comecei na net, a tal "alegria", confesso, tomou conta de mim. Mas depois de ver tanta coisa ruim acontecendo, essa antiga alegria se transformou, cada vez mais, em precaução e cuidados.
    Valeu, amiga!
    Uma ótima semana para ti!!!Bjsss

    ResponderExcluir
  9. Saudades de você! Ando com o meu blog jogado aos fantasmas, mas o motivo é muito trabalho e pouca organização no espírito. O face é um jogo e sou péssima jogadora; não tenho paciência e fico querendo desisitir, mas o que encontro de gente perdida é impressionante. Tudo sem buscar, as pessoas estão na rede de outras. Entretanto, nada substitui a leitura da Cirandeira,estou de volta. Beijo na alma.

    ResponderExcluir
  10. Ritoca querida, tbém estou com saudades, não tenho feito comentários, mas sempre passo no teu "cantinho" pra ler o que escreves, viu?
    Concordo contigo e assino embaixo.
    Eu, realmente, estou sempre buscando, procurando pérolas entre tantas pedras e rochedos :)

    Um beijo grande, querida!

    ResponderExcluir
  11. Van, eu não confio muito nessa tal
    "alegria", é tão superficial...!

    beijos

    ResponderExcluir