DE CHARLES BUKOWSKI (1920-1994)

Arder na água, afogar-se no fogo. O mais importante é saber atravessar o fogo.

01/08/2011

Para quem gosta de ler - II







Desta vez fiz uma seleção de trechos de alguns autores sem nomear seus nomes, porque percebí que vocês acharam muito fácil identificá-los! Mesmo assim, acredito que não terão dificuldades para descobrir quem são eles...!? Brincadeirinha, pessoal. Sei que ficaria muito difícil não dar nenhuma pista, por isso, darei o nome das obras:

- Ensaios

- Cândido ou o otimismo

- Hamlet

- Pedro Páramo

- Enquanto agonizo

- O fazedor

- Jacques, o fatalista



1 - Porque se não sabemos o que está escrito lá em cima, não sabemos o que queremos, nem o que fazemos, não sabemos se seguimos nossa fantasia que se chama razão ou se seguimos nossa razão que, frequentemente, é somente uma fantasia perigosa que ora termina bem, ora termina mal.


2 - Há um verso de Verlaine que não tornarei a lembrar. Há uma rua próxima que está vedada a meus passos. Há um espelho que me viu pela última vez. Há uma porta que fechei até o fim do mundo. Entre os livros de minha biblioteca (cá os vejo) há algum que já não abrirei.


3 - Nada pode ser importante se o é só uma vez. É razoável temer por tanto tempo coisa de tão curta duração? Viver uma vida longa e viver uma vida curta tornam-se iguais pela morte, pois não há curto e longo nas coisas que não existen mais.


4 - ... eu pensava como as palavras descrevem uma linha reta e fina, rápida e inofensiva, e em quão terrivelmente vai pela terra, aferrando-se a ela, para que depois de um tempo as duas linhas estejam separadas demais para que uma mesma pessoa passe de uma a outra;


5 - Nascí em Nápoles, me disse ele, onde se castram duas ou três mil crianças por ano. Uns morrem, outros adquirem uma voz mais bela do que a das mulheres, outros vão governar os estados.


6 - Esta terna estrutura, a terra, me parece que se tornou uma estéril excrescência e a excelsa abóbada celeste, o firmamento solidamente suspenso sobre nós, majestoso teto marchetado de ouro flamejante, surge como uma mistura explosiva de vapores perniciosos.


7 - Se pelo menos fosse dor o que ela sentisse, e não esses sonhos sem sossego, esses intermináveis e esgotadores sonhos, ele poderia buscar-lhe algum consolo. (...) O que aconteceria se ela também se apagasse como se apagou a chama daquela lua débil com a qual ele a via?


8 - Saí, diz ela, deste mundo como nele entrastes. A mesma passagem que fizestes da morte à vida, sem paixão e sem temor, refazei-a da vida à morte. Vossa morte é uma das peças da ordem do universo, é uma peça da vida do mundo, os mortais partilham a vida assim como os corredores se repassam sua tocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário