DE CHARLES BUKOWSKI (1920-1994)

Arder na água, afogar-se no fogo. O mais importante é saber atravessar o fogo.

19/11/2014

Zumbi somos todos nós!!!



O dia 20 de novembro, considerado o Dia da Consciência Negra no Brasil por ser a data do nascimento de Zumbi. deveria ser feriado nacional. Nossa dívida ao povo africano é impagável. Zumbi foi um homem que lutou até á morte contra a escravidão de seu povo, pela liberdade e pelo direito a uma vida digna. Os africanos foram tirados de seus países à força para trabalhar gratuitamente nas grandes fazendas dos senhores brancos.
 E a homenagem que considero verdadeiramente justa é respeitá-los como seres humanos dando-lhes iguais condições e oportunidades de trabalho, saúde e educação.  




4 comentários:

  1. Querida Ci, te agradeço pelo toque quanto aos problemas do blog. Olha, não entendo lhufas de computação, apenas alguma coisa que ouço e vejo meu filho que é tecnólogo nessas ciências e que vive falando ao meu redor [risos]. Vou levar o caso até a ele.
    Amiga, é aquele velho e trágico problema brasileiro, somos um povo (classe baixa, média, alta, etc.) sem, ou com pouquíssima Educação. Quero dizer, sem conscientização mesmo. E, infelizmente, com aqueles preconceitos velados contra negros, pobres, nordestinos, pessoas altas, baixas, gordas, magras, parece brincadeira, né? Mas você sabe bem que não é. Li há um tempão no bom e velho Jornal do Brasil que o Brasil "era o país dos preconceitos" e o jornalista - não me recordo do seu nome - enumerava pacientemente uma enorme lista dos mesmos.Enfim, foi uma análise que nunca mais saiu da minha cabeça e até me ajudou a me libertar dos meus próprios preconceitos, embora desde mocinha eu procurasse ser esclarecida. Mas somos humanos, Ci. Terrivelmente humanos.
    Veja, fui educada numa religiosidade mesclada com Igreja Católica, Espiritismo, Umbanda e Candomblé. E por que? Porque minha mãe adoecia com facilidade e buscava nessas religiões um apoio para os seus males, e conseguiu. Aliás, conseguiu mais, nossa família tornou-se mais tolerante com pessoas e tendências políticas de vários naipes. Nossa casa era frequentada por famílias tanto conservadoras como por empregadas domésticas, pedreiros, enfim, pessoas que também tinham uma grande sabedoria e não eram reconhecidas. Mas lá em casa elas falavam, cantavam, brincavam e comiam o que tinha nas panelas do nosso fogão. Hoje, ando muito triste, sabe? Estou envelhecendo e vejo esse nosso lindíssimo país babando de ódio feito cachorro doido. Vejo homofóbicos violentos assassinando jovens por todos os cantos das grandes cidades. Tá certo, se você não aceita a liberação dos homossexuais, guarde sua raiva dentro de si e siga sua vida de acordo com seus preceitos, mas sem magoar ninguém.
    Mas, temos ainda um longo caminho a percorrer até chegarmos a essa compreensão de um modo mais equilibrado. E acrescento mais, minha esclarecida amiga, não serão partidos políticos, por mais bem intencionados que sejam, que nos trarão o paraíso do dar as mãos ao seu próximo e ser solidário com os seus sofrimento. Nem as religiões de massa que só nos bestificam. E aqui, volto àquela tese simples e inicial: a salvação está na Educação. Educação não só escolar, mas familiar, Educação pelo bom exemplo dos pais, por aí...
    Ci, quando tivermos um tempinho vamos voltar lá para os nossos cantinhos dos emails? Ando com saudade dos nossos papinhos, gosto muito de você, de verdade.
    Beijos e abrace esse Ceará por mim. Meu pai conhecia bem esse Estado e nos contava coisas lindas daí. Ahhh, meu pai, que pernambucano porreta! Tô indo, senão eu choro...Te adoro, amigaaaaa!!!

    ResponderExcluir
  2. OI CIRANDEIRA!
    TE VI EM OUTRO BLOG E RESOLVI VIR CONHECER TEU ESPAÇO, NO QUAL JÁ ME ACOMODEI E ESTOU TE SEGUINDO. RSRSRS
    MUITO IMPORTANTE TEU POST, UMA DEVIDA HOMENAGEM AOS NEGROS DESTE NOSSO PAÍS, CUJA IMPORTÂNCIA TODOS CONHECEMOS MAS, NEM TODOS RESPEITAMOS.
    ABRÇS
    zilanicelia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Certamente. Salvador, cidade mais negra do País, não tem esse feriado. Segundo consta, esgotou-se a cota de feriados permitidos por lei. Beijos, Ci!

    ResponderExcluir