DE CHARLES BUKOWSKI (1920-1994)

Arder na água, afogar-se no fogo. O mais importante é saber atravessar o fogo.

14/05/2016

Dois poemas de José Emílio Pacheco *

Mercado de Tlatelolco, cidade do México
 
 
Un Ritual
 
 
El ritual cotidiano deja una enseñanza: la verdadeira recompensa del trabajo es el placer que hay en intentar hacerlo bien, aun a sabiendas de que en poco tiempo nuestro esfuerzo será inútil y habrá que recomenzar a partir de cero.
 
Um Ritual
 
O ritual cotidiano deixa um ensinamento: a verdadeira recompensa do trabalho é o prazer que existe em tentar fazê-lo bem feito, ainda que sabendo que em pouco tempo nosso esforço terá sido inútil e terá que ser recomeçado a partir do zero.
 
***
 
Desorden de los factores
 
Todo me sale al revés a pesar de mis buenas intenciones. La noche que me invade no sabe que es noche. La vida se me acaba sin entender de que se trata. El mundo insiste en ser como es, no como yo quisiera. El desorden de los factores divide la multiplicación y suma una resta divisória.
 
Tudo me acontece ao contrário apesar de minhas boas intenções. A noite que me invade não sabe que é noite. A vida se esvai sem que eu entenda do que se trata. O mundo insiste em ser como é, não como eu gostaria. A desordem dos fatores divide a multiplicação e acrescenta uma diminuição divisória.
 
* José Emílio Pacheco nasceu no México em 1939. É poeta, romancista e ensaísta. 

Um comentário: