DE CHARLES BUKOWSKI (1920-1994)

Arder na água, afogar-se no fogo. O mais importante é saber atravessar o fogo.

20/09/2017

Poesia, não venhas!


 

 
Poesia:
Porque vieste hoje,
precisamente hoje, que não te posso receber?
 
Hoje,
em que tudo tem uma cor
de pesadelo e em que até minha irmã a lua
não veio, com a sua carícia fraterna, dar-me calma?
 
Oh Poesia,
não, não venhas hoje!
 
Não vês que a minha alma
não te pode compreender?
Que está fechada,
cercada, fatigada,
e nada mais quer
senão chorar?
 
Hoje, eu só saberei cantar
a minha própria dor...
Ignoraria
tudo o que tu, Poesia,
me viesses segredar...
E a minha dor,
que é a minha dor egoísta e vazia,
comparada aos sofrimentos seculares
de irmãos aos milhares?
 
Bem sei que as minhas frouxas lágrimas
nem o mais humilde poema valeriam...
 
E se tu sabes que é assim, oh! Poesia!
será melhor que fiques lá onde estás,
e não venhas hoje, não!
 
 
Noémia de Sousa (Catembe, Moçambique - 1926-2002) em Sangue Negro -
Editora Kapulana, São Paulo, 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário