DE CHARLES BUKOWSKI (1920-1994)

Arder na água, afogar-se no fogo. O mais importante é saber atravessar o fogo.

06/12/2017

 

A vida é muito simples, tão simples que alguns que se julgam muito "espertos" estão sempre tentando nos tratar como se fôssemos simplórios, destituídos de cérebros. Tem sido assim desde os tempos em que aqui aportaram as caravelas europeias com suas bugigangas, balas de festim e espelhos mirabolantes.
Índios, negros, e mulheres sempre foram tratados por uma elite dominante como seres inferiores, sem capacidade para raciocinar. E como conseguem isso? Tomando de assalto tudo o que nos pertence, se apropriando de nossas riquezas, da nossa força de trabalho, de nossas cabeças. Quando o Brasil era colônia de Portugal, o rei daquele país monopolizava toda e qualquer informação não permitindo que a população tomasse conhecimento dos fatos que ocorriam. De lá para cá, os meios de comunicação passaram para as mãos das famílias de maior poder aquisitivo do país,  permanecendo até hoje: manipulando, distorcendo, e pior,  desinformando a população.
Os índios foram barbaramente massacrados. De uma população de mais de 5 milhões de indivíduos, hoje restam aproximadamente uns seiscentos e poucos mil. Os negros africanos  foram arrancados brutalmente do seu país, escravizados, acorrentados e obrigados a trabalhar de graça para os grandes senhores de terra daqui, da Europa e dos EUA. Deram seu sangue, suas vidas para o enriquecimento das nações do mundo inteiro. O que receberam em troca? Pobreza, desprezo e discriminação, muita discriminação!
E as mulheres? Essas, sempre foram tratadas como objetos para satisfazer os instintos sexuais dos machos. Se hoje tem havido alguma melhoria na vida da mulher, se deve a uma luta diária, persistente e à custa de muito sacrifício. Ainda assistimos a muitos casos de estupros, de espancamentos e mortes no recesso de seus lares; somos usadas em campanhas publicitárias de automóveis, de lingeries, cerveja, e nos bailes funkies somos chamadas de "cachorras", popozudas, mulher-fruta, mulher-melancia, sempre vulgarizando o corpo da mulher. Existem muitos homens que acreditam que "mulher gosta mesmo é de apanhar" A impunidade ainda prevalece, a "justiça" dispõe de leis ambíguas, de recursos que possibilitam a liberdade do criminoso.  A ideia de que a mulher é dependente do homem, de que é o "sexo frágil" é tão arraigada e tão difundida, que uma boa parcela das mulheres não só acredita nisso, como até (des)educa seus filhos e filhas a partir desse ideário machista, embora sejam elas as provedoras de uma grande parcela das famílias atualmente 
Já tivemos muitas mulheres corajosas, que deram suas vidas por acreditar na emancipação da mulher e da sociedade: Jovita Feitosa, Bárbara de Alencar, Maria Quitéria, Anita Garibaldi, Chiquinha Gonzaga, sem contar as milhares de mulheres anônimas que labutam ainda hoje por uma vida digna e respeitável. Eu também não vim ao mundo apenas para ouvir e ver a banda passar. Quero fazer parte da orquestra, cantar e dançar junto com ela e os outros. Não quero ser representada por  alguém que desrespeite a mim e a meus semelhantes, que espanca mulheres, que manipula a imprensa e atende a interesses internacionais estranhos a meu país. Não vivemos num mar de rosas, ainda há um longo caminho a ser percorrido, muitos erros a serem corrigidos, mas já estivemos muito, mas muito pior. Nem os caranguejos andam para trás, eles dão voltas até alcançar o seu objetivo. Protestar, discordar, é legítimo, é um direito de cada cidadão. Mas aliar-se, omitir-se ou apoiar aqueles que desejam destruir tudo o que conquistamos até hoje, é, no mínimo, ser conivente com aqueles que só almejam continuar fazendo parte de uma pequena elite possuidora das maiores fortunas do país!

5 comentários:

  1. Bom fim de semana, Ci!
    Boas eleições, amiga querida. Mas, por favor, não expulse do seu carinho essa nordestina aqui que embora muito ignorante te quer muito bem e te respeita acima de todas as paixões políticas e eleitorais - e que vão passar como tantas já passaram.
    E o que vai ficar? O afeto sincero que construímos ao longo desses anos.
    Saiba que te adoro!
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  2. Que bom, Ci!
    Que bom!
    FHC também não me passa na garganta, mas sabe o que eu acho? Esses trogloditas da política já estão em extinção. Tempos novos virão, Ci. Tenhamos essa Fé transformadora que nós, nordestinos, sempre acalentamos. Ou você acha que sobreviviríamos a tudo se não tivéssemos essa força intrínseca na massa do nosso sangue?
    Agora, sim, minha alma se fez em festa...beijos!

    ResponderExcluir
  3. Espero que la mayoría de los brasileños no se dejen engañar por falsas promesas.
    tienes mucha razón en todo lo que aquí escribes.

    Deseo de corazón que tus compatriotas no aparquen la razón y sigan apostando por el coraje, la honestidad y el buen trabajo de la presidenta Dilma.


    Muchas suerte.

    Un beso,

    ResponderExcluir
  4. TAN BONITA QUE ES LA POLÍTICA Y TAN PUTOS QUE SOMOS NOSOTROS.
    UN ABRAZO

    ResponderExcluir
  5. Aquí en España pasa lo mismo, la manipulación de los medios de comunicación es vergonzosa, lo que todavía me sorprende es que haya personas que se crean esas historias tan burdas e interesadas que se inventan, luego eso se refleja en las urnas. Y la gente vota a quien les está perjudicando. Es de locos.

    Desde que tenemos constancia de la historia de la Humanidad, los poderosos siempre se han aprovechado en su beneficio de la mayoría más vulnerable. Los han utilizado, humillado, masacrado y manipulado.

    Las mujeres hemos recorrido un largo camino, pero todavía nos queda mucho.

    Siempre digo que si nuestros gobernantes no saben como acabar con la desiguadad por género, nos apliquen los Derechos Humanos, como a cualquiera, sin cuotas ni privilegios. Facil,¿no?

    Un abrazo,

    ResponderExcluir