DE CHARLES BUKOWSKI (1920-1994)

Arder na água, afogar-se no fogo. O mais importante é saber atravessar o fogo.

18/01/2018

Por onde anda a memória?

Arlindo Daibert


O poeta já disse que "a imaginação é a memória que enlouqueceu", mas às vezes ficamos tão loucos que perdemos a memória, perdemos a visão completa das coisas - tudo em branco - tudo escuro - tudo em sépia.
O vozerio das gentes, as gargalhadas dissonantes: tudo
é silêncio. O coração é rio seco por onde passava aquela
ponte, hoje safenada de dor e tristeza. Caminha-se por veredas à procura do sol e das estrelas no firmamento, e então, ouve-se ao longe a voz de outro poeta a dizer que
"o poeta é um fingidor". E eu, que não sou nem uma coisa nem outra, posso dizer abertamente que as estrelas continuam suspensas e brilhantes lá no alto! Cá embaixo procuro no chão que piso essa "memória enlouquecida"!

***
 
Páginas
 
Oitenta publiquei e duzentas:
Cinquenta, por passar, trezentas
A cadernos novos, tenho outras;
Quinhentas e trinta hão completar:
E mais esta com que não conto,
Por não estar perfeito o ponto!
 
Só eu poderei ler o que escrever;
já, pela cor da tinta que servi,
já, pela minha nova ortografia,
já, por desprezar caligrafia
 
 
Minha Pátria
 
Que! eu tenho pátria?
- Talvez esteja
Este mundo inteiro;
- Pátria seja!
Hoje estou - velho barão;
e aclamo-me Campos Leão.
 
Qorpo Santo (José Joaquim de Campos Leão) Nasceu em Triunfo(RS) em 1829 e faleceu em Porto Alegre em 1883.
Poeta, dramaturgo, jornalista e tipógrafo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário