DE CHARLES BUKOWSKI (1920-1994)

Arder na água, afogar-se no fogo. O mais importante é saber atravessar o fogo.

21/08/2017

Quem é essa mulher ?




Segundo a mitologia grega a deusa Têmis foi uma das esposas de Zeus, o deus do Olimpo. Esse deus truculento e autoritário, reinava através da força, possuía
as mulheres que desejava, à revelia de suas vontades. E Têmis foi uma delas, mas, como era considerada uma mulher sábia, que percebia com agudeza os verdadeiros sentimentos humanos, Zeus permitiu-lhe, ou melhor, resolveu lhe dar uma compensação: seria considerada a representante da Justiça! Só que a lei não seria (nem nunca foi), elaborada por ela, mas por Zeus e seus conselheiros masculinos. Se a mulher fosse, de fato, o símbolo da justiça, com certeza nós mulheres, que somos a maioria absoluta da população mundial, não seríamos as principais vítimas da violência, no Brasil e quiçá, no mundo inteiro.
 
O tapa-olhos na deusa, longe de demonstrar sua imparcialidade diante dos fatos, revela o quanto temos sido impedidas de ver o mundo e os fatos como são de verdade, e de direito. Para completar esse embuste representado como o "símbolo da justiça", falta colocar um tapa-boca na figura da deusa!
Nada é eterno, muito menos a Lei, que não deve ser regida por divindades, mas
por seres humanos, mulheres e homens, de carne e osso!
 
Alguém já se perguntou por quê existem pouquíssimas mulheres nos tribunais de justiça, no Congresso Federal ou em cargos de chefia do poder público? Por quê os salários das mulheres são infinitamente inferiores aos dos homens?
 
É hora de arrancarmos essas vendas que tapam nossos olhos e nossas bocas!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário