DE CHARLES BUKOWSKI (1920-1994)

Arder na água, afogar-se no fogo. O mais importante é saber atravessar o fogo.

24/09/2018

Das glicínias

Van Gogh


As glicínias são flores de cores variadas que existem em abundância no Japão. Só as conheço virtualmente; as azuis são as mais belas, para mim. Dizem que o céu é azul. O pintor holandês Van Gogh pintou um, azul-marinho, cheio de estrelas. Mas azul, dizem, é a cor da tristeza, ou da melancolia, como querem alguns. Todo lugar pode ser um começo; todo fim pode ser infinito. Nas franjas do corpo pequenos montes adiposos, arquipélagos de veias azuis, cadeias de vasos incomunicáveis; cada um com sua virtualidade: a virtude seria azul se todos fôssemos daltônicos, mas acontece que estamos verdes de fome, sedentos de justiça, roxos de raiva e vermelhos de esperança.
E, embora digam que "a esperança é a última que morre", ela também morre...!
Quando tudo parece não ter pés nem cabeça, desconfiai!, porque as paredes têm ouvidos, os espelhos têm olhos, e os pés pisoteiam sem dó e sem piedade... 

Um comentário:

  1. Se puede vivir hasta sin amor, pero no sin esperanza, así que hay que hacer todo lo posible por reanimarla cada vez que sintamos que está a punto de fallecer.

    Las glicina, que bellas, cuando era pequeña me comía las flores, son dulces y cuando me preguntaban si no tenía miedo de envenenarme, decía que se las había visto comer a los pájaros.

    Se pueden emparrar y hacer bellos techados para disfrutar de su sombra y su color.

    Me gustan los cielos azul oscuro y con luz tormenta.

    Qué poético imaginar el cuerpo como un paisaje.

    Un abrazo,

    ResponderExcluir