DE CHARLES BUKOWSKI (1920-1994)

Arder na água, afogar-se no fogo. O mais importante é saber atravessar o fogo.

19/06/2011

Lisboa revisitada



Não: Não quero nada.

Já disse que não quero nada.

Não me venham com conclusões.

A única conclusão é morrer.

Não me tragam estéticas!

Não me falem em moral.

Tirem-me daqui a metafísica!

Não me apregoem sistemas completos,

não me enfileirem conquistas

das ciências (das ciências, Deus meu!) -

Das ciências, das artes, da civilização moderna!

Que mal fiz eu aos deuses todos?

Se têm a verdade, guardem-na!

Sou um técnico, mas tenho técnica só dentro da técnica.

Fora disso sou doido, com todo o direito a sê-lo:

Com todo o direito, ouviram?

Não me macem, por amor de Deus!

Queriam-me casado, fútil, cotidiano e tributável?

Queriam-me o contrário disto, o contrário de qualquer coisa?

Se eu fosse outra pessoa, fazia-lhes, a todos, a vontade.

Assim como sou, tenham paciência!

Vão para o diabo sem mim,

ou deixem-me ir sozinho para o diabo!

Para que havemos de ir juntos?

Não me peguem no braço. Quero ser sozinho.

Ah, que maçada, querem que eu seja da companhia!

Ó céu azul - o mesmo da minha infância -

Eterna verdade vazia e perfeita!

Ó macio Tejo ancestral e mudo,

pequena verdade onde o céu se reflete!

Ó mágoa revisitada, Lisboa de outrora de hoje!

Nada me dais, nada me tirais,

nada sois que eu me sinta.

Deixem-me em paz! Não tardo, que eu nunca tardo...

E enquanto tarda o abismo e o silêncio quero estar sozinho!


Álvaro de Campos por Fernando Pessoa

2 comentários:

  1. Sabe, Ci, que tenho muito medo de ir para o diabo? É sério :) Ele é tão anti-estético. Não é nem pela maldade, que na maldade do um jeito rs rs
    Beijosss

    ResponderExcluir
  2. UN TEXTO MUY SENTIMENTAL E INTERESANTE.
    UN ABRAZO

    ResponderExcluir