DE CHARLES BUKOWSKI (1920-1994)

Arder na água, afogar-se no fogo. O mais importante é saber atravessar o fogo.

01/04/2014

A grande mentira




Há exatos 50 anos do golpe militar ocorrido no Brasil uma parcela da população civil ainda apoia os atos criminosos praticados por aqueles que tomaram o poder na calada noite de 1964. São aqueles que defendem e que contribuíram direta ou indiretamente para a implantação de um regime baseado no terror, nas prisões arbitrárias, na tortura e no assassinato de pessoas. Uma outra parcela da população desconhece os fatos ocorridos porque não haviam nascido ou eram muito pequenos. Ainda hoje os livros de História do Brasil adotados nas escolas contam apenas a versão dos "vencedores" A imprensa da época (com exceção  daqueles que apoiaram o golpe), estava sob censura total; o Congresso Nacional foi fechado, os políticos contrários ao regime militar foram cassados ou assassinados sem deixar pistas, como fizeram com o deputado Rubens Paiva. Vivia-se um regime de exceção : artistas de teatro, músicos, compositores, ou qualquer voz contrária ao governo foram proibidos de se manifestar.

Quantos jovens que possuíam um ideal, que apenas desejavam um país melhor, melhores condições de vida, melhor distribuição de renda, liberdade de expressão, foram impedidos, amordaçados, torturados barbaramente, assassinados e até hoje não encontrados?

Por quê existe tanta resistência ao trabalho que a Comissão Nacional da Verdade vem realizando no sentido de mostrar à sociedade as páginas da História do Brasil daquela época? Está mais do que na hora de todos tomarem conhecimento de tudo que ocorreu, afinal, vivemos em uma democracia.  

Precisamos descerrar essa cortina sombria que envolve nossa história.
Precisamos desmascarar as mentiras que tentam perpetuar no imaginário do povo para que tenhamos uma sociedade mais justa e mais transparente.

Precisamos e devemos respeitar a nossa memória histórica!

Um comentário:

  1. A sua postagem lembra a cancao de Geraldo Vandré que já postei aqui http://coresepalavras.blogspot.co.uk/2013/08/pra-nao-dizer-que-nao-falei-das-flores.html

    kandandu

    ResponderExcluir