DE CHARLES BUKOWSKI (1920-1994)

Arder na água, afogar-se no fogo. O mais importante é saber atravessar o fogo.

07/04/2014

O artista não é...

e nunca foi um homem isolado que vive no alto de uma torre de marfim. O artista, mesmo aquele que mais se coloca à margem da convivência, influenciará necessariamente, através de sua obra, a vida e o destino dos outros. Mesmo que o artista escolha o isolamento como melhor condição de trabalho e criação, pelo simples fato de fazer uma obra de rigor, de verdade e de consciência, ele está a contribuir para a formação duma consciência comum.
Mesmo que fale somente de pedras ou de brisas a obra do artista vem sempre dizer-nos isto: Que não somos apenas animais acossados na luta pela sobrevivência, mas que somos, por direito natural, herdeiros da liberdade e da dignidade do ser.


Sophia de Mello Breyner Andresen

4 comentários:

  1. Sábias palavras!

    FaloU!!

    PS: Quando eu falei outro dia da Artemísia Gentileschi, era sobre um filme que tem dela, e não de um livro. Talvez eu publique sobre ele na próxima dica de filme que eu fizer!

    ResponderExcluir
  2. Texto de uma sabedoria ímpar de uma artista ímpar, que sabia como ninguém, entender a poesia ao seu redor. Obrigado por trazê-lo a nós, minha querida amiga. Beijo.

    ResponderExcluir