DE CHARLES BUKOWSKI (1920-1994)

Arder na água, afogar-se no fogo. O mais importante é saber atravessar o fogo.

06/04/2017

À luz de tochas e velas


 
 
Por isso, quando vires, com frequência, uma toga pretexta * ou um nome célebre no foro, não tenhas inveja, já que essas coisas se obtêm a custo da própria vida. A fim de que um único ano lhe seja dado todos os seus anos serão consumidos. A vida abandonou alguns logo na sua primeira fase, antes de conseguirem atingir o máximo de sua ambição; outros, após terem cometido diversas desonestidades e galgado a mais alta posição, vem-lhes à mente a amarga convicção de ter trabalhado tanto por uma vã inscrição num túmulo. Por último, os velhos, muito ocupados com as frescas esperanças, que não convém senão à juventude, sucumbem de fraqueza entre os esforços enormes e sôfregos. Vergonha daquele a quem, pela idade avançada, falta fôlego no tribunal, defendendo causas vis e buscando o aplauso de um auditório ignorante. Pobre daquele que, cansado mais de viver do que de trabalhar, sucumbe entre suas próprias ocupações. Coitado daquele que ao morrer, o herdeiro, o qual muito tem feito esperar, escarnece contando seu dinheiro. [...]
Aos cinquenta anos, a lei dispensa do serviço militar; aos sessenta, não convoca os senadores, mas os homens mais dificilmente concedem a si próprios o repouso do que a lei. Nesse meio tempo, enquanto furtam e são furtados, enquanto um acaba com o descanso do outro, enquanto são reciprocamente infelizes, a vida é sem proveito, sem prazer, sem nenhum progresso do espírito.
Ninguém tem a morte diante dos olhos, todos projetam longe as esperanças. Alguns chegam a organizar aquelas coisas que estão além de suas vidas: a construção de grandes mausoléus, a dedicatória de serviços públicos e jogos
fúnebres e orgulhosas exéquias. Francamente, os funerais destes, como se tivessem vivido pouquíssimo, deveriam ser conduzidos à luz de tochas e velas.
 
Lúcio Anneo Sêneca (4 a.C. - 65 d.C.), filósofo, dramaturgo e escritor, nascido em Roma no início da Era Cristã. Foi conselheiro na corte do imperador Calígula e tutor e conselheiro do imperador Nero. Tendo sido acusado de participar de um golpe para assassinar Nero, recebeu deste, a ordem de suicidar-se, que ele cumpre, abrindo suas veias.
 
* toga pretexta era a vestimenta dos altos funcionários e generais; os adolescentes também a usavam até os dezessete anos, quando então recebiam a toga viril. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário