DE CHARLES BUKOWSKI (1920-1994)

Arder na água, afogar-se no fogo. O mais importante é saber atravessar o fogo.

12/04/2009

"HAMLET E MACBETH NASCERAN EM MURIAÉ"








Em Muriaé nasceram dois personagens ilustres, homônimos da obra de William Shakespeare, recriados pelo escritor mineiro Remo Mannarino (suspeito que ele também tenha nascido lá) em seu livro de contos " Hamlet e Macbeth nasceram em Muriaé". Remo também é autor do romance "O Homem Horizontal" e do blog que tem o mesmo nome, o qual tenho o prazer e a honra de acompanhar.


Com a palavra, quero dizer, com a pena, o Autor:
"Era véspera do grande dia, e João Palestino se preparava para dormir. O hotel, era só olhar os móveis do quarto, tinha lá sua classe, uma certa aristocracia que já não cabia naquele trecho envelhecido da velha Ipiranga, por cujas calçadas não se atrevera a caminhar. Tinha trazido um livro, A Correspondência de Fradique Mendes , de Eça de Queiroz, o encanto do estilo original, a ironia transbordando de cada frase e o anátema impiedoso das farsas que se constroem em nome dos costumes e do progresso.
Lia, porém, sem nenhuma atenção, pois estava preocupado com os eventos da manhã seguinte.
O Isidoro Tibiriçá, que toma dinheiro de todo mundo, iria dar-lhe um milhão de dólares? Nenhuma chance. Como se apresentaria no programa? Como professor de matemática ou como vigia? Melhor apresentar-se como vigia, pois o vexame haveria de ser menor, e as perguntas, quem sabe, mais fáceis. Era, na verdade, professor de matemática, uma profissão que chegou a exercer por acaso e da qual se considerava demitido para sempre. Por acaso, sim. Quando os postulantes se apresentaram para o examae, o diretor Vicente Severo, que era cheio de peripécias e artimanhas, propôs a questão absurda:
- A vaga de professor de matemática será do candidato que melhor explicar a contribuição de Soares Bastos para a correta flexão do infinitivo pessoal na língua portuguesa.
[.]
[.]

Não há Paris, Nova York, Amsterdã ou Florença que, juntas ou separadas, se equiparem minimamente a Muriaé. Tal foi a conclusão do milionário, que, por estar assim decidido, renunciou definitivamente aos hotéis de 200 dólares e investiu toda a sua fortuna na aquisição e reforma do Colégio de Muriaé, cuja propriedade dividiu com Carlos Silvestre, pois, antes da sorte grande, tivera a sorte ainda maior de conhecer o amigo certo das horas incertas. João Palestino, versado em latim, gostava de usar diretamente as palavras que Cícero atribuiu a Ênio:


- Amicus certus in re incerta cernitur.


A direção do estabelecimento foi confiada aos irmãos Hamlet e Macbeth, filhos do meritíssimo juiz de direito..."





Do alto do Corcovado podemos, quem sabe, vislumbrar ao longe, a serra do Brigadeiro, na Zona da mata Mineira, onde está situada a cidade de Muriaé, banhada pelo rio que tem o mesmo nome. Pois é, no entroncamento das BR 116 e BR 393, divisa entre os Estados do Rio de janeiro e Espírito Santo, sim senhores (as), Muriaé, que na lígua dos índios Puris (seus primeiros habitantes), significa "sabor de cana doce", teve sua colonização iniciada através do comércio entre brancos e índios. Em 1865 a comarca de São Paulo de Muriaé foi elevada à categoria de cidade, mas somente em 1923 passou a ser chamada apenas de Muriaé.
Os cafezais de outrora, com seus ricos fazendeiros, deram lugar, hoje, para emergente indústria da confecção, que abastece uma grande parte do mercado nacional. A região
é permeada de lindas trilhas ecológicas, contendo ainda um pouco do que resta da Mata Atlântica, cheia de riachos, cachoeiras e quedas d'água.




Um comentário:

  1. Muita gentileza sua reproduzir um trecho do meu livro. Ficou linda a postagem sobre Muriaé. Você acrescentou informações sobre o nome (="sabor de cana doce") e sobre os índios puris, que nem os muriaenses costumam conhecer. Bela a mata que acrescentou ao texto! Estou recomendando seu blog para todos os amigos, especialmente os muriaenses.

    ResponderExcluir