DE CHARLES BUKOWSKI (1920-1994)

Arder na água, afogar-se no fogo. O mais importante é saber atravessar o fogo.

22/07/2011

El poeta declara su nombradía



El ciclo del cielo mide mi gloria,

las bibliotecas del Oriente se disputan mis versos,

los emires me buscan para llenarme de oro la boca,

los ângeles ya saben de memoria mi último zéjel.

Mis instrumentos de trabajo son la humillación

y la angustia;

ojalá yo hubiera nacido muerto.


(Del Divãn de Abulcásin el Hadramí, siglo XII)




O poeta declara seu renome


O círculo do céu mede minha glória,

as bibliotecas do Oriente disputam os meus versos,

os emires me procuram para encher-me de ouro a boca,

os anjos já sabem de memória meu último jézel.

Meus instrumentos de trabalho são a humilhação

e a angústia;

quem me dera eu tivesse nascido morto.



( Em Divã de Abulcásin o Hadrami, século XII)

Imagem do alto: "Cabeça de Medusa", de Michelangelo Merisi, de Caravaggio

5 comentários:

  1. UFFFFFFFF, TREMENDA CONCLUSIÓN!!!!
    UN ABRAZO

    ResponderExcluir
  2. Não pude estar aqui no Dia do Amigo, minha querida. Mas mesmo atrasada, quero deixar patente a grande estima que sinto por você e seu trabalho de alto nível intelectual.
    Deus a abençoe, Ci!
    Belíssimo final de semana!!!Bjsss
    [fantástico esse post...preciso comentá-lo?]

    ResponderExcluir
  3. "Meus instrumentos de trabalho são a humilhação e a angústia..."
    Pincei esse trecho porque acredito que ele seja a síntese da amargura e do sofrimento de quem luta pelo seu espaço criativo nesse mundo de tamanhas e gritantes injustiças.

    Amiga querida, na segunda-feira das 14 às 18h estarei praticamante livre, aí terei um prazer enorme de nos comunicarmos por email, tá legal?

    Enquanto isso, vamos relaxar bem nesse final de semana...

    Beijos carinhosos!!!

    ResponderExcluir
  4. Ah, uma curiosidade: quando eu trabalhava numa escola, os colegas, naquela brincadeira, toda me chamavam de medusa por causa da rima com vanuza. Ai, ai, ai, bons tempos...tchauzinho!

    ResponderExcluir
  5. Fantástica cabeça de Medusa, a do Caravaggio! Vi-a nos Uffizi e impressionou-me tanto! É linda, expressiva, viva!
    Abraço à Cirandeira do falcão

    ResponderExcluir