DE CHARLES BUKOWSKI (1920-1994)

Arder na água, afogar-se no fogo. O mais importante é saber atravessar o fogo.

04/02/2018

Vale a pena sonhar!

 



Eu não quero falar de crápulas
Gente que rouba dinheiro da merenda escolar
Frauda licitações de medicamentos
Tira proveito dos salários de aposentados
Compra votos e consciências para se eleger
Usa o poder da mídia para mentir e enganar as pessoas
NÃO! Não quero gastar meu verso com eles
NÃO VALEM A PENA!
É ESCÓRIA HUMANA DA PIOR ESPÉCIE
SÓ MERECEM CADEIA! CADEIA! CADEIA!
 Quero falar do pai de família
De bicicleta às 6,30 da manhã
Indo levar dois filhos à escola.
Ele é real! Passa em frente a minha casa
Todo dia!
Da mãe que acorda às quatro
para deixar a comida pronta
e o filho na creche antes do trabalho
De quem se arrisca no mar para trazer
o seu e o nosso alimento.
De quem se desdobra em uma sala de aula
para educar os nossos filhos
Dos que pegam a condução ou dirigem
por horas, cansados, estressados
com fome, atravessando
os perigos da cidade.
De quem cuida da saúde de outros
de quem constrói
Da criança e do jovem que levantam cedo
e caminham por horas ou pegam barco, ônibus, trem
dispostos a aprender e crescer na vida.
Quero falar daqueles que organizam os sonhos individuais
em sonhos coletivos
Dos que reúnem, juntam, tomam a frente
Buscando caminhos não só para sí.
Daqueles que estão na frente da batalha
e pagam caro por isso
Muitos com a própria vida.
Dos que ajudam a transformar sonhos em planos
e planos em políticas
Ampliando as possibilidades de concretizar
o sonho de todos e de cada um
 
É a vocês que eu dedico o meu verso
embora seja pouco
È a vocês que eu louvo
É a vocês que eu canto
e digo
 
VALE A PENA SONHAR!
 
Helena Lutescia, doutora em Farmácia, e poeta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário