DE CHARLES BUKOWSKI (1920-1994)

Arder na água, afogar-se no fogo. O mais importante é saber atravessar o fogo.

21/10/2018

O sermão do diabo (trechos)





Nem sempre respondo por papéis velhos: mas aqui está um que parece ser autêntico; e, se o não é, vale
pelo texto, que é substancial. É um pedaço do evangelho do Diabo, justamente um sermão da montanha, à maneira de s.Mateus. Não se apavorem as almas católicas. Já Santo Agostinho dizia que "a igreja do Diabo imita a igreja de Deus". Daí a semelhança entre os dois evangelhos. Lá vai o do Diabo:

"E vendo o Diabo a grande multidão de povo, subiu a um monte, por nome Corcovado, e, depois de se ter sentado, vieram a ele os seus discípulos.
"E ele, abrindo a boca, ensinou dizendo as palavras seguintes.
"Bem-aventurados aqueles que embaçam, porque eles não serão embaçados.
[...]
"Vós sois a luz do mundo. Não se põe uma vela acesa
debaixo de um chapéu, pois assim se perdem o chapéu e a vela.
"Também foi dito aos homens: Não matareis a vosso
irmão, nem a vosso inimigo, para que não sejais castigado. Eu digo-vos que não é preciso matar a vosso irmão para ganhardes o reino da terra; basta arrancar-lhe a última camisa.
[...]
"Eu, porém, vos digo que não jureis nunca a verdade, porque a verdade nua e crua, além de indecente, é dura de roer; mas jurai sempre e a propósito de tudo, porque os homens foram feitos para crer antes nos que juram falso, do que nos que não juram nada. Se disseres que o sol acabou, todos acenderão velas.
"Guardai-vos. Não façais as vossas obras diante de pessoas que possam ir contá-lo à polícia.
"Mas remetei os vossos tesouros para algum banco de Londres, onde nem a ferrugem, nem a traça os consomem, nem os ladrões os roubam, e onde ireis vê-los no dia do juízo.
"Não vos fieis uns nos outros. Em verdade vos digo, que cada um de vós é capaz de comer o seu vizinho, e boa cara não quer dizer bom negócio.

Machado de Assis em A Semana , 4 de setembro de 1892. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário