DE CHARLES BUKOWSKI (1920-1994)

Arder na água, afogar-se no fogo. O mais importante é saber atravessar o fogo.

23/11/2020

Prometeu



 Encobre o teu céu, ó Zeus

com nebuloso véu e,

semelhante ao jovem que gosta

de recolher cardos,

retira-te para os altos do carvalho ereto.

Mas deixa que eu desfrute a Terra,

que é minha, tanto quanto esta cabana

que habito e que não é obra tua

e também minha lareira que,

quando arde, sua labareda me doura.

Tu me invejas!


Eu, honrar a ti? Por quê?

Livraste a carga do abatido?

Enxugaste por acaso as lágrimas do triste?

(...)

Por acaso imaginaste, num delírio,

que eu iria odiar a vida e retirar-me para o ermo

por alguns dos meus sonhos se haverem frustrado?


Pois não: aqui me tens

e homens farei segundo minha própria imagem:

homens que logo serão meus iguais

que irão padecer e chorar, gozar e sofrer

e, mesmo que sejam párias,

não se renderão a ti como eu fiz.


Johann Wolfgang von Goethe, Alemanha (1749-1832)             

Nenhum comentário:

Postar um comentário