DE CHARLES BUKOWSKI (1920-1994)

Arder na água, afogar-se no fogo. O mais importante é saber atravessar o fogo.

04/10/2009

Mercedes Sosa - 1935-2009







Popularmente conhecida como "La negra" , por seus cabelos lisos e negros, Mercedes Sosa conquistou multidões de fãs em toda América Latina com sua voz grave e possante, sem jamais abrir mão de seu engajamento político, obrigando-a a exilar-se da Argentina durante a ditadura militar naquele país(1976-1983). Embora afastada dos palcos há alguns anos devido a problemas de saúde, conseguiu gravar um disco ("Cantora") com estrelas da música espanhola e latino-americana, como Joan Manuel Serrat, Luís Alberto Spinetta, Shakira e Caetano Veloso.
Nascida na província de Tucumán em 1935 (cidade onde foi celebrada a independência da Argentina, em 9 de julho de 1816), Mercedes cresceu em um bairro pobre, em meio à cultura popular, antes de tornar-se professora de dança folclórica, sempre vestida com seu tradicional poncho vermelho. Ao lado de seu marido, o músico Manuel Oscar Matus, com quem teve um filho, reorganizou o movimento "Novo Cancioneiro", resgatando o folclore e gravando seu primeiro disco: "Canciones con fundamiento". Em 1979, por ocasião de um concerto em La Plata, foi proibida de cantar, mesmo não estando impedida de permanecer em seu país. Ela prefere então instalar-se em Paris e posteriormente em Madri para que tenha a liberdade de cantar. Só retornará à Argentina em 1982, para uma série de concertos em Buenos Aires. A partir de então é convidada para apresentar-se nos lugares mais prestigiados do mundo, como a Capela Sixtina, no Vaticano, no Carnegie Hall de Nova York, no Coliseu, em Roma, por ocasião de um concerto pela paz, do qual participou Ray Charles.
Musicalmente foi uma cantora que desafiou temas ortodoxos, misturando o folclore ao rock, gravando com cantores de óperas. Deu grande contribuição à obra poética da chilena Violeta Parra, gravando inclusive uma de suas canções mais belas: "Gracias a la Vida".
Recebeu vários prêmios ao longo de sua carreira e, em 1992, ao ser condecorada "Cidadã honnoris de Buenos Aires", declarou:
" Estes prêmios me são concedidos não apenas porque canto, mas porque eu penso. Eu penso nos seres humanos e na injustiça. Creio que se não pensasse, meu destino não teria sido o mesmo"
Faleceu ontem, dia 3 de outubro, vítima de problemas hepáticos, aos 74 anos.

6 comentários:

  1. Olá! Em minha primeira visita aqui, gostei de tudo que vi e li..Imagens e texto, tudo de bom!
    Ontem mesmo vi, pelo canal Brasil, uma bela homenagem a essa cantora de voz inigualavel..A maravilhosa "La Negra",e tuas musicas ficaram eternas nas nossas vidas.

    Abraços e ótima semana!

    ResponderExcluir
  2. Amiga, estou toda arrepiada, pois quando soube do falecimento da extraordinária Mercedes Sosa, fiquei em choque. Ela foi Mito mesmo antes de partir, ela nos representava, não só com o seu belo canto, mas com a Dignidade dos povos humilhados da nossa sofrida América Latina.
    Gracias a Mercedes!
    Gracias a ti, Cirandeira!
    (me emocionei, desculpe-me)

    ResponderExcluir
  3. Pois é amiga, Mercedes era um ser humano incrível. Antes de ser uma cantora, era uma PESSOA, que estava preocupada com os seus semelhantes, com o seu povo e com a unidade latino-americana.
    Te emocionaste!? Não tens que desculpar-se, a emoção é que nos move! É bom emocionar-se. A indiferença é que é cruel e destrutiva...
    Estava sentindo tua falta!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Desde ontem só escuto as músicas dela. Aliás, eu a tenho escutado a vida toda... Lindo post, este seu. Aumentou minha saudade.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Cirandeira

    Seu espaço admirável não decai da alta qualidade, com temas que sempre nos emocionam e deixam aquecido o nosso peito. É o caso dessa postagem sobre a Mercedes Sosa, maravilhosa.
    Muito bom o presente que você me enviou, que é sobretudo didático,descortinando um Brasil que muitos desconhecem. O documentário mostra gente simples que sabe compor e cantar verdadeiras obras-primas, de muito conteúdo e inspiração. Uma crônica das suas alegrias e tristezas, sonhos e perplexidades.
    Valeu. Muito obrigado, e bola para frente!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Obrigada por ter retribuído lá no meu cantinho!
    Já esta adicionado em meus favoritos e estou te seguindo....rs
    Bom,Nercedes é de arrepiar do sul ao norte!
    Abs!

    Carol Sakurá

    ResponderExcluir