DE CHARLES BUKOWSKI (1920-1994)

Arder na água, afogar-se no fogo. O mais importante é saber atravessar o fogo.

14/10/2009

Prometeu Acorrentando ou a busca do Conhecimento

Prometeu acorrentado, de Rubens

"Olimpo", de Giovanni Battista Tiepolo

O mito de Prometeu conta a história do despertar da humanidade. Por ser um "titã" (ancestral dos deuses olímpicos), uma transição entre o divino e o humano, simboliza a luta contra a subjugação ao poder supremo comandado por Zeus. Representa também o início do desenvolvimento do intelecto, do pensamento. Derivado de promethes, que significa previdente, aquele que pensa e prevê, Prometeu deu vida ao homem de barro por ele modelado, com a ajuda do fogo sagrado roubado, contra a vontade de Zeus. O fogo representava a inteligência e a sabedoria, diferenciando o homem dos animais. Zeus, que era o deus do Olimpo, pretendia manter a humanidade numa situação igual a dos animais. Prometeu porém, rouba uma parte do fogo divino, trazendo-o para os homens, que a partir de então passam a pensar. Zeus fica furioso e resolve então vingar-se, acorrentando Prometeu em uma montanha do Cáucaso, onde um abutre diariamente devorará o seu fígado, considerado o órgão mais importante do corpo humano, pois simbolizava a vida. Como o fígado é o único órgão do corpo que tem a capacidade de regenerar-se, Prometeu jamais morreria, sendo portanto , condenado ao suplício eterno.O mito de Prometeu Acorrentado nos indica o início da civilização a partir da descoberta do fogo pelo homem. Simboliza também a luta permanente da humanidade face aos desafios e sacrifícios para alcançar seus ideais.


Na Antiguidade, o mito de Prometeu foi mencionado em quatro obras: "Protágoras", de Platão, "Prometeu", de Ésquilo, "Teogonia" e "Os trabalhos e os dias", de Hesíodo.


Prometeu carregando o fogo - Jan Cossiers

5 comentários:

  1. Aprendi mais sobre o Mito de Prometeu que sempre me atraiu muito.
    Imagens lindíssimas!!!

    ResponderExcluir
  2. As cores de Rubens são impressionantes, é um dos meus favoritos, sabia?
    Obrigada, amiga! Melhorei, sim. Sou uma otimista incorrigível, caio, mas me levanto...faz parte da vida, não é mesmo?Rssss
    Bom diaaaaaaaaa!!!!

    ResponderExcluir
  3. Belo Post!
    Hoje dia 15/10 é dia do professor,o mito do Prometeu e remete a isso.
    Abs!

    Carol Sakurá
    http://lepoeteenfleur.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. É verdade, Carol, o mito de Prometeu nos remete
    de uma forma bem contundente, que a busca do ser humano pelo Conhecimento sempre foi uma das tarefas mais difíceis e que para alcançá-lo
    temos que passar por obstáculos cada dia mais difíceis. Lamentavelmente, o Professor(a),que nos introduz no caminho dessa busca interminável, que é o saber, não tem merecido o devido respeito por parte da sociedade humana.
    São pessoas que merecem toda a nossa gratidão e consideração. Mas quando passamos a estabelecer uma data para "comemorar" seja lá o que for, significa que passamos a banalizar o que na realidade, deveria ser festejado diariamente, através de atitudes, de salários dignos e condições decentes para exercer uma profissão. Tenho o maior respeito e apreço pelos professores(as), independente de qualquer dia!

    ResponderExcluir
  5. Oi querida,

    Vai-te poesia.Lindo poema.
    E muito obrigada pela generosa porção de cultura mitológica.
    Os desafios pela busca do conhecimento instiga
    a nos superarmos apesar das dores sempre do outro lado é LUZ.

    Beijos,

    Cris

    Ps-te espero,tem texto novo.

    ResponderExcluir