DE CHARLES BUKOWSKI (1920-1994)

Arder na água, afogar-se no fogo. O mais importante é saber atravessar o fogo.

10/11/2009

O Amazonas e as Icamiabas...

a fruta do guaraná




O Homem e a terra


A terra cansando
dos anos compridos
de extrativismo
na selva
no rio
na rua
na mente

O homem cansado
de andar pelo tempo
sozinho sozinho
no meio da mata
na beira do rio
à margem da vida

Velhas estórias
de água e florestas

O homem e a terra
Eu canto para o homem


Alcides Werk (Gomes de Matos) Aquidauana(MT) - 1934-2003
vitória-régia
A história da região amazônica, segundo os pesquisadores, teve início bem antes do "descobrimento" do Brasil, quando o atual território era povoado por índios das nações Gê, Aruaque e muitas outras. O conhecido rio Amazonas era chamado de rio das Icamiabas, palavra tupi, que significa "mulheres sem homens" ou ainda, "mulheres que ignoram a lei". Eram as índias que dominavam aquela região, rica em ouro. Na época que o conquistador espanhol Francisco Orellana desceu o rio em busca de ouro(1541), o rio era chamado de rio Grande ou rio da Canela, por existir grande quantidade dessas árvores em seu entorno. As Icamiabas, mulheres guerreiras por excelência, lutaram fortemente contra os invasores espanhóis. Ama,
a raiz da palavra, significa mãe no dialeto africano dos mosos, povoado de Moso, onde o matriarcado existiu e seu povo se autodenominava amaziyh. Em seu sentido estrito a palavra Amazonas significa "mãe" e em sentido figurado, cultura matriarcal.
Os primeiros povos a explorar a região foram os ingleses e os holandeses, instalando benfeitorias às margens da foz do rio(atuais Estados do Amapá e do Pará) para extrair madeira e especiarias, como o cravo, o urucum e o guaraná, desde 1596. Como podemos ver, a estória da devastação é antiga...!




4 comentários:

  1. Inefável!

    Me senti em uma aula naturalista.
    Quanta sensibilidade naturalista!

    Beijos!

    Carol Sakurá

    ResponderExcluir
  2. Este poema é maravilhoso, Cirandeira. E a estória da devastação vem de longe... Infelizmente.

    beijo!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post de hoje! [falo como se não amasse os anteriores hehe]
    Amazonas.. mulheres que ignoram as leis.. feminino forte!
    o sangue dessas mulheres e homens fortes, indigenas brasileiros, desceu rio a baixo e ainda flui por nosso país.. assim como todas as nossas riquezas roubadas, do seio da terra mãe..
    amei as fotos. amo a vitória régia..
    suas imagens acalmam minha mente ligada a essa cidade cinza..

    beijo grande Cirandeira

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Amanda, gosto do teu jeito de expressar-se. É tão verdadeiro, tão cheio de vida e tão afetivo...! És uma herdeira direta das Icamiabas, como todas nós, aliás. Acho que temos nos esquecido um pouco de nossas origens.A vida nas grandes cidades de concreto, criam uma barreira em nossas mentes sem nos darmos conta disso.
    Beijo, Amanda

    ResponderExcluir