DE CHARLES BUKOWSKI (1920-1994)

Arder na água, afogar-se no fogo. O mais importante é saber atravessar o fogo.

04/01/2011

Instante...

"O espírito da África" (Uganda)


Que faria eu sem este mundo sem rosto, sem perguntas.
Onde o ser só dura um instante e onde cada instante
transborda para o vazio esquecimento de ter existido.
Sem esta onda onde por fim
corpo e sombra juntos se anulam.

Que faria eu sem este silêncio poço fundo de murmúrios
curvando-se a pedir socorro, pedir amor.
Sem este céu posto de pé
sobre o pó do seu lastro

Que faria eu eu faria como ontem e como hoje
olhando para a minha janela vendo se não estou sozinho
a errar e a mudar, distante de toda a vida,
preso num espaço incontrolável
sem voz no meio das vozes
que se fecham comigo.



Samuel Becket, Dublin, Irlanda (1906-1989)

Tradução de Mário Carvalheira.

5 comentários:

  1. becket é gênio, muito boas escolhas de poema e fotos aqui cara cirandeira - visite lá o pântano, sempre coisas novas

    ResponderExcluir
  2. Sempre vou ao 'pântano', gosto demais!
    Só não deixo comentário pq não gosto de dar meu e-mail assim, sem mais nem menos, a céu aberto! Se um dia vcs desistirem dessa exigência, aí eu postarei n comentários; se não, paciência.
    Gosto muito de recebê-lo(S). Volte(m) sempre!!

    ResponderExcluir
  3. Se pudesse faria eu um tal poema, poema alfa-ômega.

    Achei fabuloso o seu comentário lá no Azul, você até trouxe à baila o bisturi que eu havia desistido de pôr. É verdade, sei que é inútil tentar entender. Mas é por esse pasmar, dar murros em ponta de faca, que, de repente, encontramos alguma poesia.

    Ah, sim! O litoral da Paraíba, uma paixão tardia. Em breve estarei por lá!

    Beijo.

    Aqui, o cabeçalho é antropológico-geográfico-poético. Um viajante incansável!

    ResponderExcluir
  4. Não tenho a menor dúvida, Marco. Eu, que não sou poeta e nem nada!, vivo dando murros em ponta de faca, o que me alivia é essa busca constante, esse viajar imaginário pela arte, pela poesia, literatura e pelo mundo afora sem
    sair do lugar, porque já dei umas perambuladas e cheguei à conclusão que a humanidade é uma só: apenas muda a paisagem...e assim é menos
    cansativo.

    Beijo grande

    ResponderExcluir
  5. Ci, eu não sei o que faço com essa emoção que agora me abraça.
    Que poema bonito!
    beijos

    ResponderExcluir