DE CHARLES BUKOWSKI (1920-1994)

Arder na água, afogar-se no fogo. O mais importante é saber atravessar o fogo.

06/12/2015

Mesmices midiáticas

 

 
(...) É mais simples manipular a opinião das pessoas através da mídia e da televisão do que impor as próprias decisões com a violência. As formas conhecidas de política - Estado nacional, soberania, participação democrática, partidos políticos, direito internacional - já chegaram ao fim da história.
 Giorgio Agamben




Houve um tempo em que se ligava o rádio e podia-se ouvir notícias "frescas", da hora. Dizia-se que o rádio era melhor que o jornal impresso e a televisão, porque tinha sempre repórteres nas ruas atentos ao que acontecia. Hoje em dia, tanto o rádio como o jornal impresso nos dão apenas notícias requentadas (salvo raríssimas exceções), "pescadas" da internet. E depois que surgiu o aplicativo whatsapp  a coisa ficou mais séria: os locutores solicitam aos seus ouvintes que enviem mensagens informando sobre o que acontece nas ruas, porque o eles, os profissionais, nada mais têm a informar, claro, as empresas de comunicação lucram cada vez mais, e o mercado de trabalho fica cada dia mais reduzido. Fica-se então a maior parte do tempo ouvindo notícias requentadas, notícias sobre o trânsito, e a opinião dos "âncoras" e seus convidados sobre a situação do país. Aliás, por quê esse personagem é chamado de âncora? Por quê todos eles são tão empostados, tão artificiais, tão engravatados e tão engolidos pelo paletó? E por que será que eles falam tanto em "liberdade de expressão", "liberdade de imprensa"? Liberdade pra quem? Essas pessoas empostadas à frente das câmeras de televisão, ou como locutores de rádios AM/FM nada mais são do que os verdadeiros representantes dos grandes grupos empresariais, seus porta-vozes oficiais, pagos a preço de ouro! E ainda recebem "prêmios"!, dados por eles mesmos, diga-se de passagem.  A maneira arrogante como falam, a ambiguidade que é dada às notícias de forma a confundir o telespectador/ouvinte, mostra claramente a manipulação que é feita dos fatos. Eles pensam que não sabemos separar o joio do trigo, que não temos capacidade para distinguir alhos de bugalhos, e por isso acham-se no direito de "analisar", de "interpretar" os fatos para todos nós, pobres e ignorantes. Eles se julgam mesmo "os tais", que podem deturpar e distorcer os fatos a seu bel prazer; agem como se tivessem um rei na barriga, e xingam, dizem impropérios, até parece que estão acima do bem e do mal . Os "políticos"? Uma grande parcela desses que se julgam os "representantes do povo", têm concessão de rádio e televisão, ou seja, veiculam as notícias de acordo com seus interesses. Alguém já viu, leu, ou escutou alguma reportagem da "grande imprensa" sobre a verdadeira história do Brasil? Já viu alguma contextualização dos fatos que ocorrem ou ocorreram em nosso país? Por que será que omitem tantos fatos importantes que ocorrem nesse nosso imenso país cheio de diversidades culturais? O Brasil é muito mais, mas muito mais, mesmo, do que São Paulo & Rio & Brasília.
 É realmente lamentável. Ainda bem que existem outras vias pra se obter informações críveis, e bons livros pra se ler!!!

3 comentários:

  1. LA SOCIEDAD ES AÚN TAN RETRASADA, QUE NO SEBE QUE ESTÁ SIENDO ADOCTRINADA, SIN NECESIDAD DE ASISTIR A LA IGLESIA. EXCELENTE Y REAL PLANTEAMIENTO, MUY ACTUAL.
    ABRAZOS

    ResponderExcluir
  2. En línea del texto anterior éste va igualmente a llamar a las cosas por su nombre.

    He ojeado algo la biografía de Giorgio Agamben y entiendo de donde, entre otras, viene la influencia.

    Te leeré con más tiempo. Es un placer encontrar espacios donde la palabra se ajusta a los hechos.

    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  3. Lamento que lo que cuentas no sea un hecho aislado, en España hemos visto como los medios de comunicación has ido a manos de grandes corporaciones que sus principales objetivos son el adoctrinamiento y la manipulación de la información en beneficio de los interese que defienden, nada legítimos por otro lado.

    Era lectora de prensa diaria y fan de las noticias en la radio, ahora como tú bien dices tengo que buscar la información veraz en otros lugares. La televisión ya hace mucho que no la veo. Demasiado vomitiva para mi gusto.

    Un placer leerte.

    No perdamos la esperanza de que la gente empiece a reaccionar y se rebele de una vez.

    Un beso,

    ResponderExcluir