DE CHARLES BUKOWSKI (1920-1994)

Arder na água, afogar-se no fogo. O mais importante é saber atravessar o fogo.

11/04/2009

O Cônego e a metafísica do estilo


[.]

Upa ! Cá estamos. Custou-te, não, leitor amigo? É para que não acredites nas pessoas

que vão ao Corcovado, e dizem que ali a impressão da altura é tal, que o homem fica sendo coisa nenhuma. Opinião pânica e falsa como Judas e outros diamantes. Não creias tu nisso, leitor amado. Nem Corcovados, nem Himalaias valem muita coisa ao pé da tua cabeça, que os mede. Cá estamos. Olha bem que é a cabeça do cônego. Temos à escolha um ou outro dos hemisférios cerebrais; mas vamos por este, que é onde nascem os substantivos. Os adjetivos nascem no da esquerda. Descoberta minha, que, ainda assim, não é a principal, mas a base dela, como se vai ver. Sim, meu senhor, os adjetivos nascem de um lado, e os substantivos de outro, e toda sorte de vocábulos está assim dividida por motivo da diferença sexual...

- Sexual ?

Sim, minha senhora, sexual. As palavras têm sexo. Estou acabando a minha grande memória psico-léxico-lógica, em que exponho e demonstro esta descoberta. Palavra tem sexo.

- Mas, então, amam-se umas às outras ?

Amam-se umas às outras. E casam-se. O casamento delas é o que chamamos estilo. Senhora minha, confesse que não entendeu nada.

- Confesso que não.

Pois entre aqui também na cabeça do cônego. Estão justamente a suspirar deste lado. Sabe quem é que suspira? É o substantivo de há pouco, o tal que o cônego escreveu no papel, quando suspendeu a pena.



Joaquim Maria Machado de Assis ( Contos, Vol. 1)

Um comentário:

  1. Olá carmem

    Também Manoel de Barros fala dessa afinidade entre as palavras no poema DISFUNÇÃO, ele escreve: “Há nas cabeças dos poetas um parafuso de a menos
    Sendo que o mais justo seria o de ter um parafuso trocado de que a menos
    A troca de parafusos provoca nos poetas uma certa disfunção lírica"

    Ele enumera essas disfunções em 7 itens e no 4º ele diz: Gostar de fazer casamentos incestuosos entre palavras.
    Desejo uma ótima semana para você.
    Beijo

    ResponderExcluir