DE CHARLES BUKOWSKI (1920-1994)

Arder na água, afogar-se no fogo. O mais importante é saber atravessar o fogo.

23/10/2009

Fome na Etiópia - Muito além da Arte e da ficcção!

"Chifre da África"




Decorridos vinte e cinco anos, quando 1 milhão de pessoas morreram de fome em decorrência da seca, a Etiópia faz um pedido de urgência para alimentar seis milhões e duzentas mil pessoas. Após 5 anos consecutivos de seca, a situação encontra-se dramática para os mais de 23 milhões de habitantes que constituem os 7 países da África Oriental, segundo relatos de organizações humanitárias.
A história da Etiópia é considerada uma das mais antigas do mundo, e de acordo com descobertas recentes, a espécie Homo Sapiens (da qual somos descentes), teria se originado dessa região. É o país mais populoso do Nordeste africano e cerca de 90% de seus habitantes vivem em zona rural. Os restantes ocupam as grandes cidades, como a capital Adis Abeba e Asmaru, além de outros centros comerciais como Dire Dawa, Dese, Harer e Gonder. É constituído de cristãos ortodoxos(influenciados pelo judaísmo) e muçulmanos.
Limita-se ao Norte pela Eritreia, a Leste pelo Dijibouti e pela Somália, ao Sul pelo Quênia e a Oeste pelo Sudão. Possui um dos mais baixos Índice de Desenvolvimento Humano(IDH) do mundo devido a graves problemas sociais.
O nome "Etiópia" é derivado do grego e significa "caras queimadas". Na Antiguidade, os europeus que falavam grego davam a denominação de "Etiópia" a todos os países constituídos de negros. Todas as terras abrangiam o "Chifre da África" (Somália, Etiópia, Dijibouti e Eritreia) e parte da Penísula Arábica.
Sua economia é predominantemente agrícola e encontra-se entre as mais atrasadas do mundo. Com secas periódicas, erosão e esgotamento do solo, alta densidade populacional, desmatamento e precárias condições de infra estrutura, torna-se difícil a sobrevivência do povo etíope. Metade da população (a terceira maior da África, ficando atrás apenas do Egito e da Nigéria) sofre de subnutrição.

6 comentários:

  1. E a maioria dos brasileiros preocupados com olimpíadas.
    Qual será o remédio?
    Abs!

    Carol Sakurá

    ResponderExcluir
  2. e ainda nos preocupamos com pequenos nadas....

    ResponderExcluir
  3. Lamentavelmente essa é a verdade nua e crua:
    a fome no mundo transformou-se numa banalidade!
    Quem quer saber? Quem se preocupa com "isso"?
    Melhores são os paraísos artificiais!?

    ResponderExcluir
  4. E pensar que a terra TEM recursos suficientes para alimentar a humanidade inteira... A pergunta que não cala: até quando?

    beijo.

    ResponderExcluir
  5. Cirandeira, a fome uma coisa horrivel quando aqui na Europa a comida é atirada no lixo...

    Obrigado por postar na coluna esquerda o poema Mbulumbumba de minha autoria mas tenho de lhe fazer algumas rectificacoes: Nao é dikansa mas dikanza. Nao é na selva do verbo mas na seiva do verbo. E finalmente nao é azagua mas sim azagaia.
    Kandandu

    ResponderExcluir
  6. Pois então, minha cara amiga... o mundo realmente é um lugar muito desigual. Infelizmente, a solução parece algo muito distante!

    Bjão!

    ResponderExcluir