O que é um poema
se não um pedaço
de sonho incrustado
entre palavras?
Nel Meirelles, poeta pernambucano
...E pensar que ainda estávamos no início do século XX !
Algumas destas fotos nos fazem lembrar as pinturas dos grandes mestres do impressionismo, como Claude Monet e Auguste Renoir...
Os irmãos Auguste e Louis Lumière foram os inventores do cinematógrafo, em 1895 e em 1904 criaram a placa de vidro autochrome, na qual eram depositados grãos de fécula de batata, cada uma delas pintada com as cores: vermelha, verde e azul, associadas a uma superfície sensível. A partir daí obtiveram clichês positivos transparentes, tendo como resultado uma imagem mais luminosa e natural do que numa base de papel opaco. Surgia assim a fotografia em cores! A partir de 1907 a fotografia passou a ser comercializada em cores, ao alcance de todos os fotógrafos, multiplicando-se então em 1910. Durante trinta anos, o autochrome não teve concorrentes, até que as primeiras películas em cores passaram a substituir o dispositivo em vidro.
les souvenirs sont splendides et les regrets aussi !! belles illustrations !!!
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirImpressionistas e bucólicas!
Belíssimo!
Abs!
Carol Sakurá
Deixei um comentário no poema de Solano Trindade, forte, emociona. Teu blog é muito especial, variado e agradável. Sempre estarei por aqui.
ResponderExcluirAgradeço tua visita, só hoje pude sentar e conhecer teu blog. Valeu.
grande beijo
tais luso
Olááá!!
ResponderExcluirMuito legal o seu post... já conhecia a primeira foto tirada, mas não conhecia as primeiras coloridas. Demais!!!
La belle époque?
ResponderExcluirParece que sim!
Beijinho