DE CHARLES BUKOWSKI (1920-1994)

Arder na água, afogar-se no fogo. O mais importante é saber atravessar o fogo.

01/06/2010

"Para mim, a escultura é o corpo..."


Louise Bourgeois e sua escultura preferida, em 1999



"Maman 1999" - foto Nathan Strange/AP




Da série "Maman" - Museu de Arte Moderna (SP)




"Étoile"



"Pregnan woman"




Louise Bourgeois, (1911-2010), nasceu em Paris e mudou-se para Nova York em 1938. Começou sua arte aos 10 anos de idade ajudando seus pais a restaurar tapetes antigos e produziu trabalhos até dois dias antes de ir embora (ontem, dia 31 de maio) Completaria 99 anos em dezembro. "Para mim, a escultura é o corpo, meu corpo é minha escultura", dizia. Mesmo tendo se expressado através de outras formas plásticas, era conhecida principalmente como escultora, cujo trabalho primava pelo simbolismo com forte influência dos surrealistas, com os quais conviveu em Paris durante a guerra. Sua série de esculturas mais famosa leva o título de "Maman" (em homenagem à sua mãe), com aranhas feitas com aço e mármore, de até 9m de altura; encontram-se expostas em várias cidades do mundo, inclusive no Museu de Arte Moderna de São Paulo, no Parque do Ibirapuera.


As fotos das telas foram extraídas do site de Xavier Hufkens

5 comentários:

  1. excelente imágenes e información.
    un abrazo

    ResponderExcluir
  2. Cirandeira, hoje, estou em um dia delicado, por isso, minhas impressões estão também mais frágeis. Senti medo dessa aranha sobre a cidade, sobre a moça de rosa pálido, magrela como eu, distraída como eu.

    ResponderExcluir
  3. É apenas uma imagem, Bípede...!
    Como é interessante a reação das pessoas: a escultora via na aranha a própria mãe, que segundo ela, "tecia a vida" com a mesma paciência. Ela teve uma infância muito difícil
    por causa do pai, que era muito ruim pra sua mãe...

    ResponderExcluir
  4. Cirandeira, não é uma crítica. Eu apenas me sinto aflita diante das imagens. O que revela força nas mesmas. Mas como você disse a reação de cada um é diferente, principalmente, quando uma obra é aberta. Eu gosto de conhecer algo antes de conhecer a intenção do autor. Muitas vezes, passamos perto e outras muito longe do que ele pensava dizer. Arte é isso. Surpresa, espanto, emoção.

    ResponderExcluir
  5. Ficaste tão impactada com as aranhas, que nem viste as outras telas...!
    Uma das funções da Arte é essa mesmo: impactar,
    sacudir, tocar...

    ResponderExcluir