DE CHARLES BUKOWSKI (1920-1994)

Arder na água, afogar-se no fogo. O mais importante é saber atravessar o fogo.

06/07/2010

URUGUAY - Vai dar zebra?


Foto: trekearth Foto: skyscrapercity

Foto: skyscrapercity
Foto: trekearth

Brasil-Uruguay (fronteira




Foto trekeart
Montevidéu - foto: tripadvisor.com
Quem poderia imaginar que nessa Copa, o Uruguay seria o único país do continente latino-americano a enfrentar um time europeu! Após 60 anos ei-lo ressurgindo das cinzas, qual uma fênix... Olé URUGUAY, à la victoria. De todas maneras, ya es campeón, estoy torcendo por una ZEBRA!!!
Confesso que nunca fui torcedora de futebol, nem sou ufanista. Acho que numa competição um ganha e o outro perde, não tem como ser diferente. Na vida também é assim, nem sempre conseguimos o que queremos, mas continuamos, aprendendo a lidar com as frustrações, com as pedras que surgem pelo caminho...No caso de um campeonato mundial como é a Copa, é evidente que cada país torcerá pelos seus jogadores e por seu líder. O Brasil perdeu essa, mas ganhou muitas...! Podemos muito bem torcer pelo time de nosso vizinho, nossos irmãos, do mesmo continente. Jamais torceria por um time europeu, em nenhuma hipótese!, porque não tenho nenhuma identificação com alemães, nem com holandeses. Muito pelo contrário, a História está aí para nos contar o que esses povos fizeram conosco: invadiram nosso continente, mataram populações indígenas inteiras (os verdadeiros habitantes!), trouxeram negros da África em porões de navios, acorrentados, para trabalho escravo, e, ainda hoje, nos olham de cima, com arrogância. Como poderia identificar-me com essa gente?
Acho também que faz muito tempo que o futebol deixou de ser um Esporte para transformar-se num "grande negócio" lucrativo para poucos, pouquíssimos! E a corrupção rola solta, essa é que é a triste verdade. Mas "eles" sabem manipular muito bem os torcedores jogando-os contra o seu técnico e até contra determinados jogadores, dependendo de seus interesses. Trocam a parte pelo TODO, usando sempre um bode expiatório.

5 comentários:

  1. Bom dia, amiga!
    Concordo contigo, Cirandeira. O futebol passou por um massacre nas mãos desses exploradores da alma popular, mas ainda, penso eu - e modestamante -, serve como uma forma de encontro e de ponte entre as naçãos do mundo.
    Olha, o Uruguai, surpreende, pode crer! Na Copa de 50 derrotou o Brasil aqui, na nossa terrinha. Dizem e mostram os filmes da época que pessoas choravam convulsivamente no Maracanã. Até hoje, os antigos não perdoam o goleiro brasileiro que não pegou o pênalti que nos arrasou. O Uruguai também teve um passado de exuberância como país quando era chamado de "A Suiça Sul-americana".
    As fotos estão belíssimas!
    Vamos torcer juntas?!Rs.
    Gollllllll para nós, latino-americanos!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Estou na maior torcida pelo Uruguay.Que dê a zebra total!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Bípede, felizmente o teu comentário "reapareceu"!!! Vamos ver se outros
    reaparecem TAMBÉM!!
    Pois é, estou torcendo por aqui: QUE DÊ A ZEBRA
    com todas as suas listas maravilhosa, para confundir os predadores. OLÉ!!!

    ResponderExcluir
  4. Chegou a hora da zebra beber água!
    Que se sacie plenamente...
    Como ela não faz parte da lista do jogo de bichos, quem sabe? Se não, no problem, pelo menos os uruguaios chegaram às finalíssimas!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Vanuza, que bom estares de volta!, seja muito bem vinda!!
    Realmente, a Copa do Mundo pode servir de "ponte" entre as nações, mas tenho a impressão que essa ponte está muito frágil, tem gente que mata!, não viste o que aconteceu
    entre os torcedores da Itália e da Alemanha? As pessoas ficam transtornadas, irracionais...!?

    ResponderExcluir