DE CHARLES BUKOWSKI (1920-1994)

Arder na água, afogar-se no fogo. O mais importante é saber atravessar o fogo.

06/09/2010

Estrangeirismos

Caruarú (PE)

Outro dia me convidaram para irmos ao McDonald's comer cheese burger. O salão estava lotado, fizemos os pedidos através de um tal de drive thru. Os colegas, percebendo a minha irritação disseram: "se tu tiver com pressa eles têm um sistema de delivery, maravilhoso! " Desacostumado com este linguajar chamei os cabras, vamos'imbora! Seguimos pela Av. Henrique Schaumann, onde pude observar um out door, onde estava escrito China box e uma seta indicativa parking. Nós não paramos por lá não. Seguimos mais adiante, avistamos um restaurante bonito e luxuoso e na porta de entrada uma luz neón piscando, escrito Open. Quando eu olhei pro chão pude ver estampada num capacho a bandeira americana me convidando: Wellcome! Ao adentrarmos naquele recinto eu pude observar na sua decoração, que nas paredes estava escrito assim: ice cake - cheese egg - cheese burger - fast food. Eu pensei comigo: food na Bahia, a gente usa numa outra situação! Do meu lado esquerdo uma garota tomava uma cerveja numa lata vermelha e azul cuja marca era Bud Wiser; o camarada que a acompanhava tomava a sua long neck Heineken. Do meu lado direito uma loura bonita, peituda, falava com um cabra numa voz sensual assim: eu trabalho numa relax for men e ele pergunta pra ela: "fica próximo do motel My flower?" E ela lhe responde: "não baby, fica junto ao Night Club wonderful penetration". A fome aumentava juntamente com a raiva, e eu não sabia se pedia um hot dog ou um simples cachorro quente. Emputecido mais uma vez com aquela situação, chamei os cabocos: vamos'imbora! Na saída, o manobrista nos recebe e nos entrega a chave do nosso possante veículo. Um fusca 68, fabricado em Volta Redonda, na época do presidente Juscelino Kubitscheck. Ele olha pra mim e diz: Tank you, sir and have a good night! E eu, usando toda a minha educação que eu aprendí no sertão da Bahia, eu olhei pra ele e disse: "Vá pra puta que lhe pariu!"


*************


Sou simples, sou composto, oculto, indeterminado, particípio, eu sou gerúndio, sou fonema sim, senhor! Adjetivo, predicado, eu sou sujeito, ainda trago no meu peito este Brasil com muito amor!




Música e letra compostas por Carlos Silva e Sandra Regina

6 comentários:

  1. Como eu te compreendo, my dear (não te zangues comigo)! :)
    O teu relato mostra a influência das culturas dominantes no seu pior. Às vezes é desesperante, e apetece mesmo, tal como tu fizeste, utilizar um português vernáculo.

    Beijo :)

    ResponderExcluir
  2. Adorei!
    Nada melhor que a nossa língua amada portuguesa!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Eu ando com uma implicância com a língua inglesa que só eu sei.
    bjs.

    ResponderExcluir
  4. É, Cirandeira, o problema dos estrangeirismos é a motivação para introduzi-los na língua; quando não há expressão nacional similar à estrangeira eles até se justificam. Mas, no nossos caso, o que há por trás do excesso deles é uma subserviência cultural. Parece que se crê que o serviço de delivery será mais eficiente, mais distinto, mais moderno, mais charmoso do que a simples entrega em domicílio. E, no entanto, a expressão em português soa tão melhor! Somos muito tolos...

    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Cirandeira, don't worry!.
    Em Argentina é quase a mesma coisa: os meninos pobres chaman-se Kevin, Daiana, Johnatan,Jennifer...no matter.

    hand!
    (Em lenguagem dos mensagems de texto, "hand" é a abreviatura da frase "have a nice day")
    Beijokisses.

    ResponderExcluir
  6. Felizes os que ainda desejam alguma coisa, os
    que lutam e até morrem por alguma coisa!, dizia Aníbal Machado.

    ResponderExcluir