DE CHARLES BUKOWSKI (1920-1994)

Arder na água, afogar-se no fogo. O mais importante é saber atravessar o fogo.

19/07/2011

Para quem gosta de ler...






Selecionei trechos de obras de alguns autores objetivando aguçar a sua memória, a sua curiosidade e o seu gosto pela leitura. Será que você topa esse desafio? Você poderá responder (ou não!), através de seu comentário. Vamos lá?



l - (...) O medo é a extrema ignorância em momento muito agudo. O medo. O medo me miava. Convidei-o a desmontar, a entrar.

2 - ...e não há melhor resposta que o espetáculo da vida: vê-la desfiar seu fio, que também se chama vida (...)


3 - A camisa havia sido remendada tantas vezes que mais se assemelhava a uma vela, e os remendos, sob a ação do sol, tinham-se esbatido em diversos tons. A cabeça do velho era muito velha.


4 - Mas viera com ele no mesmo navio, não sei fazer o quê, uma certa Maria da Hortaliça, quitandeira das praças de Lisboa, saloia rechonchuda e bonitona. O Leonardo, fazendo-lhe justiça, não era nesse tempo de sua mocidade mal apessoado, e sobretudo era maganão.


5 - O destino do rei seria o de morrer vítima do filho que nascesse de nosso casamento. No entanto, - todo o mundo sabe e garante, - Laio pereceu assassinado por salteadores estrangeiros, numa encruzilhada de três caminhos.


6 - Como a miséria nas classes baixas é sempre maior que o espírito da fraternidade das classes altas, tudo era distribuído antes mesmo de ser recebido; era como água em terra seca: ele gostava de receber dinheiro, mas sempre estava precisando de mais.


7 - O meu fim evidente era atar as duas pontas da vida, e restaurar na velhice a adolescência. Pois, senhor, não conseguí recompor o que foi nem o que fui. Em tudo, se o rosto é igual, a fisionomia é diferente. Se só me faltassem os outros, vá; um homem consola-se mais ou menos das pessoas que perde; mais falto eu mesmo, e esta lacuna é tudo.



- Joaquim Maria Machado de Assis, em Dom Casmurro

- Sófocles, em Édipo Rei

- Manuel Antonio de Almeida, em Memórias de um sargento de milícias

- Victor Hugo, em Os Miseráveis

- João Guimarães Rosa, em Famigerado - Primeiras Estórias

- Ernest Hemingway, em O velho e o mar

- João Cabral de Melo Neto, em Morte e Vida Severina

3 comentários:

  1. 1 - Guimarães Rosa;
    2 - João Cabral de Melo Neto;
    3 - Ernest Hemingway;
    4 - Manuel António de Almeida;
    5 - Sófocles;
    6 - Victor Hugo;
    7 - Machado de Assis

    Ci, devo dizer que a pesquisa Google ajudou um pouco. :)

    Beijo :)

    ResponderExcluir
  2. Ah, poxa... Seria praticamente impossível errar quatro: Guimarães Rosa, João Cabral, Sófocles e Machado. E Victor Hugo, por eliminação, rs. Agora, acertaria João Cabral e Sófocles mesmo sem a lista dos livros, também, citando Laio... Rs

    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Amiga, bom dia!
    Olha eu aqui (sem tomar o café da manhã), mas de frente para esse belo ipê amarelo, sentindo a brisa da manhã no meu rosto.
    Olha, confesso que reconheci o Bruxo do Cosme Velho, O Guimarães e o Sófocles, os demais eu fiquei numa dúvida atroz, rsrs. Mas foi bem legal recordar os Mestres.
    Agora vou tomar meu cafezinho senão desmaio aqui mesmo.
    Te adoro, Ci!!!Bjssss

    ResponderExcluir