DE CHARLES BUKOWSKI (1920-1994)

Arder na água, afogar-se no fogo. O mais importante é saber atravessar o fogo.

24/03/2013

A Voz do Escritor



"Quando alguém lê um romance, há uma voz contando a história; quando lê um poema, geralmente fala sobre o que o dono dessa voz está sentindo; mas o principal aqui não é nem o meio nem a mensagem. O principal é que essa voz é diferente de qualquer outra que já se tenha escutado, e ela está falando diretamente com quem lê, comungando de sua privacidade, bem no seu ouvido, e ao seu jeito todo peculiar. Poder estar falando com você, sendo proveniente de séculos atrás ou como se estivesse ali, do outro lado da sala - nada mais atual e próximo, aqui e agora. Os detalhes históricos são secundários; tudo o que importa é que você a escuta - uma presença inegável na sua cabeça, e mesmo assim realmente viva, não importando há quanto tempo essas  palavras tenham sido pronuniciadas..  (...) Para um escritor, a voz é um problema que nunca o deixa em paz, e tenho pensado nesse assunto desde quando minha memória alcança - se por nenhuma outra razão, no mínimo porque um escritor, propriamente dito, não se inicia até ter uma voz própria".

Alfred Alvarez, Editora Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 2006.
Poeta, romancista e crítico literário, nasceu em Londres, em 1929.

4 comentários:

  1. Bem verdadeiro isso, Ci. E descobrir a própria voz não é um caminho fácil num mundo que padroniza e patologiza o que é singular. Maravilhoso texto.

    Beijos,

    ResponderExcluir
  2. UN MENSAJE MUY INSTRUCTIVO.
    UN ABRAZO

    ResponderExcluir
  3. está dito perfeitamente, Ci.
    a voz que nos acompanha, ou as vozes (na minha cabeça são várias) em algum momento se impõem, criam rosto.

    beijos

    ResponderExcluir
  4. A voz fala directamente connosco porque nos apropriamos dela, pondo-a ao serviço dos nossos medos, dos nossos anseios, da nossa vontade de respirar...

    Beijo :)

    ResponderExcluir