DE CHARLES BUKOWSKI (1920-1994)

Arder na água, afogar-se no fogo. O mais importante é saber atravessar o fogo.

06/03/2013

Pelo retrovisor...


 
 

Às vezes arrancamos em alta velocidade em busca de um amanhã que está lá atrás, e nem havíamos percebido; olhamo-nos no espelho e nos deparamos com um rosto marcado pelas vicissitudes cotidianas, com uns olhos enevoados, uma boca semicerrada quase muda. Esquecemos que nossos passos são pequenos diante da longa estrada a percorrer, e que muitos , antes de nós, por ela passaram e nos deixaram um grande e valioso legado de percepções, de sabedorias. Estou sempre me encontrando com cabeças brancas, corpos esguios e enrugados de uma beleza impalpável, verdadeiros tesouros escondidos, que não encontramos em nosso dia a dia nem em jornais, revistas, muito menos na televisão, tampouco no alardeado face book!
  Encontrei-me há poucos dias com Francesco Petrarca, um italiano nascido em Arezzo (Itália) em 1304 e que viveu até 1374. Era poeta (criador do soneto), filólogo e um pesquisador que viajava muito, considerado o pai do Humanismo. Foi contemporâneo de Dante Alighieri e muito amigo de Boccaccio . Mas o que me chamou mais atenção foi um questionamento que ele fez a respeito de certas atitudes que tomamos na vida:

“Por que trabalhar sem cessar no vazio, ó infelizes, e exercer vosso espírito com vãs sutilezas? Por que esquecer a realidade das coisas para envelhecer entre as palavras e, com os cabelos brancos e a testa enrugada, ocupar-vos sempre de puerilidades?”
 
  Perdemos tanto tempo dedicando-nos a superficialidades, a coisas sem importância, como se tivéssemos todo o tempo do mundo, como se fôssemos eternos e incólumes a ação do tempo...!

2 comentários:

  1. Um sacolejo, um soco no estômago...que texto, Ci!

    Beijos,

    ResponderExcluir
  2. É verdade, aliás, como negar a profundidade de pensamento do grande Petrarca? Nem o "alardeado facebook", rsrs. Tenho que sorrir, mas com amargura, querida amiga, o mundo entrou nesse abismo e não vejo jeito disso mudar tão cedo.
    Hugo Chávez se foi, homem guerreiro que muito fez pelo seu povo. Fiz lá, nessa "gaiola das loucas", o facebook, uma pequena homenagem. Ninguém curtiu ou comentou. Também, o que esperar de uma rede social de origem espúria?
    Um ótimo dia, minha querida!!!

    ResponderExcluir