DE CHARLES BUKOWSKI (1920-1994)

Arder na água, afogar-se no fogo. O mais importante é saber atravessar o fogo.

17/03/2009

El Salvador é um pequeno país da América Central limitado ao norte por Honduras,(capital Tegucigalpa) a leste pelo Golfo Fonseca, ao sul pelo oceano Pacífico e a oeste
pela Guatemala(capital Guatemala).
Alguns séculos antes da chegada dos conquistadores espanhóis, a parte ocidental do país era habitada pelos Maias. Foi descoberto em 1522 por um piloto que fazia parte da expedição de Gil González D'Ávila. Durante o período de colonização espanhola, a região fazia parte do vice-reinado da Nova Espanha, mas pertencia à jurisdição da Guatemala.
O primeiro movimento que buscou tornar-se independente da Espanha ocorreu em
1811, mas em 1821 passou a ser dominado pelo México. Com a dissolução do império
mexicano em 1823, El salvador tornou-se um dos países membros da Federação das
Províncias Unidas da América Central(juntamente com Honduras, Guatemala, Nicarágua e Costa Rica). Ao romper-se essa federação em 1838, tornou-se uma república independente.
Conflitos políticos internos entre conservadores e liberais, retardaram o desenvolvimento do país durante todo o século XIX. No século XX os conservadores
ganharam bastante influência política e a presidência permaneceu sob o poder da elite que a mantinha como se fosse seu patrimônio pessoal.
A miséria no campo favoreceu o surgimento de movimentos guerrilheiros de esquerda. Ocorreram inúmeras violações dos direitos humanos pelo exército durante os anos 1970/80, documentadas por várias agências internacionais.
Em 1990 o grupo guerrilheiro da Frente Farabundo Marti de Liberación Nacional(FFMLN) e o governo, iniciaram negociações pela paz, com a mediação do secretário-geral da ONU Javier Peréz de Cuellar e finalmente, em 1992 chegaram a um acordo, encerrando um período de 12 anos de guerra civil que vitimou cerca de 12 mil pessoas.
O presidente Elias Antonio Saca González será substituído por Maurício Funes, eleito pela Frente Farabundo Marti de Liberación Nacional no dia 15 de março de 2009.
( Fonte: wikipedia.org)

2 comentários:

  1. É lindo demais aqui. A plantação de algodão é quase surreal.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá!!
    Bem legal o post... falar de El Salvador é interessante, justamente por não se tratar de uma escolha óbvia.
    Bjão!

    PS: Ficou legal o tradutor!

    ResponderExcluir