DE CHARLES BUKOWSKI (1920-1994)

Arder na água, afogar-se no fogo. O mais importante é saber atravessar o fogo.

22/06/2013

Bumba meu Boi!



 
O bumba meu boi é uma manifestação cultural brasileira que surgiu originalmente no Nordeste do país. Apresenta elementos da cultura negra, indígena e portuguesa. É uma festa colorida, bonita, rica em ritmos marcados por tambores, muita música e fantasias típicas. E tudo gira em torno da morte e da ressurreição de um boi, que segundo a lenda, o escravo Pai Francisco mata o novilho "Mimoso" (o preferido do seu senhor!), para satisfazer o desejo de sua querida Catirina, que estava grávida e com desejo de comer língua de boi. Ao ser descoberto, Pai Francisco tenta fugir com sua amada, mas é preso no meio do caminho. Graças a rituais mágicos de feiticeiros o boi é ressuscitado e tudo termina em festa!
Essa festa, que faz parte do folclore brasileiro, acontece em quase todas as regiões do país. Há quem diga que seu surgimento aconteceu no Piauí, outros dizem que foi em Pernambuco, mas é no Maranhão que o bumba meu boi tem sido mais cultivado, mais valorizado, sendo festejado nos meses de junho e julho.
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


2 comentários:

  1. Influencia de tres vertentes: Africa, Amerindia e Europa (Portugal) isto é o que o Brasil tem de melhor, a construcao da sua Cultura num verdadeiro sentido de Globalizacao. Por isso eu acredito vai chegar o dia (nao sei quando) em que o Brasil se vai transformar numa potencia, espero que aberta e respeitando todas as diferencas que fazem da humanidade este cadinho de diversidade e beleza.
    Kandandu, Namibiano

    ResponderExcluir