DE CHARLES BUKOWSKI (1920-1994)

Arder na água, afogar-se no fogo. O mais importante é saber atravessar o fogo.

02/05/2009

Rio São Francisco

O rio São Francisco ou "velho Chico", como é popularmente chamado, era conhecido pelos índios como "opará" , que significa rio-mar, antes da colonização do Brasil. Ele nasce na Serra da Canastra (MG) a mais ou menos 1200m de altitude, atravessa o Estado da Bahia, fazendo divisa com o norte de Pernambuco e, separando os Estados de Sergipe e Alagoas, vai desaguar no oceano Atlântico. Durante o seu percurso o Velho Chico atravessa regiões em condições diversificadas, com bons índices de chuvas em sua parte extrema superior e inferior da bacia, enquanto em sua parte média o clima apresenta-se bastante seco. Possui boa navegabilidade entre Pirapora(MG), Petrolina, em Pernambuco e Juazeiro, na Bahia, durante todo o ano com variação de calado(profundidade) segundo o regime de chuvas. Dos 168 afluentes que possui, 99 são perenes. Sua importância econômica, social e cultural é fundamental para os cinco Estados que atravessa e devido à fertilidade do solo, boa parte da agricultura é desenvolvida às suas margens. Grande parte da população encontra-se também nas proximidades do rio. O velho Chico tem sido fonte de inspiração para poetas e compositores, criação de lendas como as das "carrancas", que surgiram como uma espécie de proteção para os pescadores quando saíam para pescar, tornando-se um amuleto contra as entidades consideradas do mal, para afastar os "maus espíritos", o "mal-olhado". Atualmente, o governo federal desenvolve um projeto de transposição do rio, com o objetivo de expandir sua irrigação para algumas áreas onde a seca e o assoreamento tem sido mais inclemente. Entretanto, existe uma parcela da população ribeirinha que tem se posicionado contra tal projeto, gerando ainda bastante polêmica sobre o assunto. O rio está bastante assoreado, poluído e perdendo sua mata ciliar, além de apresentar vários bancos de areia em seu percurso.

Barragem do rio São Francisco

Serra da Canastra (MG)


Nascente do rio S.Francisco
encontro do São Francisco c/o mar (divisa entre Sergipe e Alagoas )

Foz do rio

Juazeiro - Petrolina


Carrancas do São Francisco - foto:olhares.com

Líquens, serra da Canastra - foto:Márcio Cabral

Serra da Canastra - foto: Márcio Cabral

"Pontal do peba" (AL)

lavadeiras, no rio São Francisco

plantadores quilombolas do baixo São Francisco (SE)

"Curral de pedra" (próximo á serra da canastra)

6 comentários:

  1. Que magnífica postagem, a importância deste rio para os estados que ele atravessa é enorme. E com esta polêmica da qual ele é objeto atualmente, é fundamental falar sobre ele e tudo o que ele significa.
    Parabéns pelo post, adorei!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Parabens pela excelente participaçao, muito bem escolhido seu tema. Estou conhecendo seu blog nessa coletiva e deixo aqui meus parabens!

    As fotos tambem estao lindas!
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Que excelente reportagem sobre o Rio São Francisco! Não conheço a região mas tenho muita vontade de conhecer. Parabéns pela postagem!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. amei sua postagem!!! parabens, bela participação desta blogagem coletiva.

    bjocas

    ps:tbm estou participando, passa lá para dar uma olhadinha!!!

    ResponderExcluir
  5. Linda postagem menina, adorei!
    Uma verdadeira aula, muito bom falar do Rio São Francisco e sua importância!!!
    Bjsss e obrigada pela visita, volte sempre!!!!

    ResponderExcluir
  6. Só de pensar que eu tive o privilégio de conhecer o S. Francisco na divisa de Juazeiro com Petrólina é uma benção de Deus.

    ResponderExcluir