:) Ola again ! Olha, eu não fiz um grande comentário porque não gosto de falar muito sobre algo que eu não tenho muitos conhecimentos... Eu ouvi falar dele ainda pequena...acho que no 4º/5º ano quando tinha Artes Visuais, talvez... E, como se é de compreender, não reti grande coisa sobre o senhor..Ainda, para completar, fui embora do Brasil com 13 anos de idade, e por aqui não é muito fácil encontrar certas personalidades brasileiras... Mas ainda sei alguma coisa: Antes da sua doença, que lhe atacou as articulações, as suas obras eram marcadas pelo equilíbrio e serenidade. No entanto, já com a doença, começa-se a notar um tom mais expressionista na sua arte... Se não me engano, na sua obra encontramos vários estilos do barroco e nas suas estátuas, estilos do clássico-gótico. E, um dos materiais que ele usava constantemente, era a pedra-sabão... Para variar, como tantos outros, morreu desvalorizado, pobre e doente. E, se não me engano, hoje é tido como o artista plástico mais importante do Barroco mineiro.
Disse algum absurdo? rsss espero que não, se disse, diga-me por favor.
O teu comentário está sim :) Demorei mais para aceitá-lo porque estive a visitar outros blogs.. :) Aliás, não havia motivo nenhum para não o aceitar, não é mesmo? Eu acho os teus post's fantásticos, e disse isso desde o inicio porque alimenta a vontade de querer saber sempre mais sobre a cultura deste país que, por vezes, é tão esquecida.
O pouco que aprendi por aí, já me esqueci...sei o básico de algumas coisas, e vou relembrando outras através da internet. Mas isso não é nada comparado aos livros e indo aos lugares, como eu faço por aqui...Enfim, certamente não faltarão oportunidades.
Gosto do seu blog porque, através dele, vou aprendendo, lembrando e relembrando algumas coisas. E este post do Aleijadinho, foi um dos post's que me fez puxar pela cabeça para ver se me conseguia recordar de algo.
Frequento o curso de Línguas Literaturas e Culturas justamente pelo facto de adorar tudo aquilo que tenha a ver com a cultura. E este teu espacinho tem tudo a ver.
Cara amiga, Hoje estive a ver com mais atenção o seu blog. As fotos são lindas. Quanto a António Francisco da Costa Lisboa, embora a sua história seja pouco confirmada a verdade é que as obras que lhe são imputadas são belissimas. Que bom haver alguém que se lembre de recordar estas pessoas. Um grande abraço, Maria Emília
Ah, neste senhor eu já ouvi falar ! :)
ResponderExcluirBelas imagens...
:)
beijinhos e boa continuação de fds.
:)
ResponderExcluirOla again !
Olha, eu não fiz um grande comentário porque não gosto de falar muito sobre algo que eu não tenho muitos conhecimentos... Eu ouvi falar dele ainda pequena...acho que no 4º/5º ano quando tinha Artes Visuais, talvez... E, como se é de compreender, não reti grande coisa sobre o senhor..Ainda, para completar, fui embora do Brasil com 13 anos de idade, e por aqui não é muito fácil encontrar certas personalidades brasileiras...
Mas ainda sei alguma coisa:
Antes da sua doença, que lhe atacou as articulações, as suas obras eram marcadas pelo equilíbrio e serenidade. No entanto, já com a doença, começa-se a notar um tom mais expressionista na sua arte...
Se não me engano, na sua obra encontramos vários estilos do barroco e nas suas estátuas, estilos do clássico-gótico. E, um dos materiais que ele usava constantemente, era a pedra-sabão...
Para variar, como tantos outros, morreu desvalorizado, pobre e doente.
E, se não me engano, hoje é tido como o artista plástico mais importante do Barroco mineiro.
Disse algum absurdo? rsss
espero que não, se disse, diga-me por favor.
um beijinho
Ah...quanto a Oswald de Andrade? Era um poeta né..? dele não sei mesmo nada.
ResponderExcluirum beijo
O teu comentário está sim :)
ResponderExcluirDemorei mais para aceitá-lo porque estive a visitar outros blogs.. :) Aliás, não havia motivo nenhum para não o aceitar, não é mesmo?
Eu acho os teus post's fantásticos, e disse isso desde o inicio porque alimenta a vontade de querer saber sempre mais sobre a cultura deste país que, por vezes, é tão esquecida.
O pouco que aprendi por aí, já me esqueci...sei o básico de algumas coisas, e vou relembrando outras através da internet. Mas isso não é nada comparado aos livros e indo aos lugares, como eu faço por aqui...Enfim, certamente não faltarão oportunidades.
Gosto do seu blog porque, através dele, vou aprendendo, lembrando e relembrando algumas coisas. E este post do Aleijadinho, foi um dos post's que me fez puxar pela cabeça para ver se me conseguia recordar de algo.
Frequento o curso de Línguas Literaturas e Culturas justamente pelo facto de adorar tudo aquilo que tenha a ver com a cultura.
E este teu espacinho tem tudo a ver.
beijos**
Cara amiga,
ResponderExcluirHoje estive a ver com mais atenção o seu blog. As fotos são lindas.
Quanto a António Francisco da Costa Lisboa, embora a sua história seja pouco confirmada a verdade é que as obras que lhe são imputadas são belissimas. Que bom haver alguém que se lembre de recordar estas pessoas.
Um grande abraço,
Maria Emília