DE CHARLES BUKOWSKI (1920-1994)

Arder na água, afogar-se no fogo. O mais importante é saber atravessar o fogo.

17/08/2010

Eternamente Drummond !!!

Drummond e Mário Quintana

Não se mate


Carlos, sossegue, o amor
é isso que você está vendo:
hoje beija, amanhã não beija,
depois de amanhã é domingo e segunda-feira
ninguém sabe o que será.


Inútil você resistir
ou mesmo suicidar-se.
Não se mate, oh não se mate,
reserve tudo para
as bodas que ninguém sabe
quando virão,
se é que virão.

O amor, Carlos, você telúrico,
a noite passou em você
e os recalques se sublimando,
lá dentro um barulho inefável,
rezas,
vitrolas,
santos que se persignam,
anúncio do melhor sabão,
barulho que niguém sabe
de quê, praquê.

Entretanto você caminha
melancólico e vertical.
Você é a palmeira, você é o grito
que ninguém ouviu no teatro
e as luzes todas se apagam.

O amor no escuro, não no claro,
é sempre triste, meu filho, Carlos,
mas não diga nada a ninguém,
ninguém sabe nem saberá.



Segredo


A poesia é incomunicável.
Fique torto no seu canto.
Não ame.


Ouço dizer que há tiroteios
ao alcance do nosso corpo.
É a revolução? o amor?
Não diga nada.


Tudo é possível, só eu impossível.
O mar transborda de peixes.
Há homens que andam no mar.
Não conte.


Suponha que um anjo de fogo
varresse da face da terra
e os homens sacrificados
pedissem perdão.
Não peça.


Carlos Drummond de Andrade, nasceu em Itabira(MG), no dia 31 de outubro de 1902 e faleceu no Rio de Janeiro, no dia 17 de agosto de 1987.

4 comentários:

  1. Sou um admirador confesso de Drummond de Andrade. Ainda bem que se lembrou de o trazer aqui.

    Beijo :)

    ResponderExcluir
  2. Dos meus preferidos ele é o de todos!!!

    ResponderExcluir
  3. hola, cómo va todo, bien?
    un saludo

    ResponderExcluir
  4. Oi Cirandeira.
    Obrigado pelo carinho e pelo comentário sobre o Machado, no Biricuticu´s. fiquei muito contente com sua visita...Estou realmente "sumido", mas estou ótimo, é só tarefas da Faculdade que me tomam por inteiro.
    Estamos trabalhando o Modernismo no Brasil, e o Drummond está me saindo o melhor de todos....rs....to na expectativas da entrega de alguns livros que comprei, entre eles " A Rosa do Povo ", que ainda não li.
    Bom, já falei bastante...
    Obrigado mais uma vez pelo carinho, e pode deixar que assim que sobrar um tempinho, retornarei aqui.
    Bjs

    ResponderExcluir