A Deusa da Terra
Terra
Olhai a Terra
não o planeta azul
o barro
Pote de água
a lama
estrada batida
canteiro - semente brotando
Oleiro
vaso de flor - tijolo
casa surgindo - pomar
Fruto maduro
curral - bicho dormindo
A Mãe - Deusa de terra
vermelha - criança no terreiro
Olhai - é tudo terra - vermelha
Brota da terra - Vida - volta pra terra
Mãe - vira terra outra vez
Vermelha
Nydia Bonetti
A Ilha do Bananal, assim chamada por abrigar grandes extensões de bananeiras
silvestres, é a maior ilha fluvial do mundo. Fica no Estado de Tocantins próximo à divisa dos Estados de Goiás, Mato Grosso e Pará. Existem cerca de 15 aldeias indígenas, como os Carajás, Xavaés, Kanoanã, Xavante, Tapirapé, Caiapó, Avá-Canoeiro, entre outras. Possui 20.000km quadrados de extensão.
Família de índios Carajás - todos eles habitam nessa tapera:cozinham e dormem!
Foto: Amauri Moreira
É considerada um dos santuários ecológicos mais importantes do país por estar localizada em uma área de transição entre a floresta amazônica e o cerrado, apresentando fauna e flora bastante diversificadas: orquídeas, piaçavas , maçarandubas, onças pintadas, uirapurus, garça azul...
Terra boa esta que vivemos, Cirandeira. E há tanto por olhar e conhecer. Esta região é um verdadeiro santuário, com imensa diversidade humana e biológica que eu infelizmente ainda não conheço de perto.
ResponderExcluirMais do que nunca é preciso olhar a terra. Sobretudo a nossa.
Um beijo!
Quando você fala "Deusa" me sinto em casa.. tenho a espiritualidade voltada para o lado pagão, para o sagrado feminino tão esquecido e multilado.. nos roubaram isso, nos levaram a conexão com a terra, o grande prazer de realmente fazer parte da natureza e assim entender a nescessidade de cuidarmos dela..
ResponderExcluirVer toda essa beleza do nosso país tão majestoso me faz sentir presa em uma gaiola de concreto e vidro, nadando em rios de asfalto e bitucas de cigarro..
beijos coloridos na alma
Que coisas interessantes aprendemos navegando pelos blogues dos nossos amigos. Obrigada gostei mesmo de conhecer a Ilha do Bananal - TO.
ResponderExcluirUm beijinho,
Maria Emília
É verdade, Amanda. Estamos nos desconectando(ou sendo desconectados!?)de nossa Mãe Terra, já faz algum tempo. O triste nessa estória é que a maioria de nós não está se dando conta disso!
ResponderExcluirOlá Maria Emília! Obrigada pela visita. A internet é mesmo um manancial de coisas e pessoas muito interessantes. Temos a oportunidade de aprender muito. Desde que queiramos.
Bjim
Lindo o poema da Nydia, e perfeitamente adaptado ao tema da ilha do Bananal, da importância da terra e do meio-ambiente. Lindas fotos, Cirandeira. Me sinto bem em seu blog.
ResponderExcluirMinha amiga Cirandeira,
ResponderExcluirEu já ouvira falar na Ilha do Bananal, mas só aqui, com seu post detalhado e belo, pude me ater aos seus habitantes indígenas e a essa riqueza que a mesma contém. Perfeito!Perfeito!
Os pássaros, eles são mesmo "trabalhadores" incansáveis, emitem sinais ainda, praticamente, desconhecidos à ciência. Enfim, são um mistério e um grande aprendizado para nós, "civilizados". Meu pai sempre nos ensinou a amá-los e os AMO DE CORAÇÃO.
Obrigada pela magnífica visita e um final de semana lindo e primaveril!!!Bjssss
Postagem lindíssima e bastante oportuna, já que tem havido tantas queimadas criminosas por essa região...!? Um país tão lindo, tão rico em diversidades naturais e tão pouco preservado...
ResponderExcluirO poema de Nydia Bonetti é simplesmente maravilhoso!
guau!! qué imágenes!!!
ResponderExcluirun abrazo
Cirandeira, quando vejo imagens assim, morro mais de amores por este chão que nos sustenta, pela terra que nos oferece o fruto de suas entranhas, o paraíso.
ResponderExcluirbelíssima a composiçãocom o poema da Nydia.
beijos
Que post magnífico, um verdadeiro hino à vida!
ResponderExcluirBeijo :)