DE CHARLES BUKOWSKI (1920-1994)

Arder na água, afogar-se no fogo. O mais importante é saber atravessar o fogo.

14/02/2011

Línguas

Museu da Língua Portuguesa, São Paulo(SP)
Não existe um consenso científico acerca da origem da linguagem entre os seres humanos ou entre seus ancestrais. Alguns cientistas afirmam que ela teria surgido há dois milhões de anos com o "homo habilis", enquanto outros preferem uma data mais recente, há quarenta mil anos. Pesquisas mais recentes indicam que a linguagem humana teria surgido na África, antes das migrações humanas pelo globo terrestre, há cerca de cinquenta mil anos.
Segundo especialistas, estima-se que atualmente existam entre seis mil e sete mil idiomas. Contudo, é muito difícil obter-se um número exato dos idiomas falados, porque ainda hoje são descobertos povos que falam línguas nunca antes escutadas. Em 2007, por exemplo, a comunidade linguística descobriu os índios metyktire, no sul do Pará, vivendo totalmente isolados de nossa civilização e com uma variação linguística até então desconhecida. Nem todas as línguas obedecem às mesmas regras gramaticais das línguas derivadas do grego e do latim. Acreditam os pesquisadores que os primeiros símbolos do som da língua ancestral da humanidade foram os gestos, e somente bem mais tarde é que surgiu a língua falada. O antropólogo Lee Worf, descobriu um aspecto interessante na cultura dos índios hopi (Arizona, EUA): seu conceito de tempo difere do tempo calculado pelos europeus. Os hopi têm uma visão cíclica e não linear dos acontecimentos. Já os berinmo, de Papua Nova Guiné, têm um outro nome para as cores, não tendo a mesma percepção e distinção que nós temos. É onde se fala mais idiomas (cerca de oitocentos e cinquenta!), porque seus habitantes vivem isolados em grupos devido as montanhas que servem de barreiras.

Papua Nova Guiné

As migrações dos povos desempenham um relevante papel na evolução dos idiomas. Quando um grupo se separa, geralmente aparecem novas regras para a linguagem, como aconteceu por exemplo, entre o norueguês e o islandês. A mesma coisa pode ocorrer com grupos linguísiticos diferentes, que ao se aproximarem acabam por assimilar alguma coisa da língua do outro, como na época da "liga Hanseática", durante os séculos XII e XIII. Essa Liga foi uma associação criada pela burguesia alemã, reunindo todos os comerciantes da Europa e do Báltico afim de criar um monopólio comercial em toda a Europa. Naquele período o norueguês acabou adaptando-se ao baixo-alemão.

Atualmente podemos verificar a influência do inglês globalizado sobre muitos idiomas, inclusive aqui no Brasil.

3 comentários:

  1. EL LENGUAJE ES DE VITAL IMPORTANCIA PARA LA COMUNICACIÓN. EXCELENTE POST.
    UN ABRAZO

    ResponderExcluir
  2. Que post incrível! Adorei o trecho do cabeçalho. Eu ando Agualusando com uma certa paixão súbida pela nossa língua, querendo ver de onde vem para onde vão as nossas palavras, aprendendo a diferenciar as de Moçambique das de Angola ou Cabo Verde, as do sul e do norte, nosso sul e nosso norte, ou seja, ando sem bússola, girando para todos os cantos desde que sejam nossos :)
    beijos

    ResponderExcluir